Mestrado em Ciências da Saúde abre vagas para participação voluntária de docentes. Inscrições ocorrem entre 9 e 13 de janeiro de 2023

Publicado em 21/12/2022. Atualizado em 21/12/2022 às 16h38

Fachada da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA). Foto: Arquivo Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai abrir, no próximo dia 9 de janeiro de 2023, as inscrições para o credenciamento de um(a) docente permanente e de um(a) docente colaborador(a) para o Mestrado em Ciências da Saúde (MCS/UFCA). Os docentes selecionados devem ingressar em uma das três linhas de pesquisa existentes no mestrado: “Doenças Tropicais e Emergentes”, “Bioquímica e Farmacologia nas Doenças Infecciosas” e “Microorganismos Oncogênicos”.  

A participação nas duas oportunidades se dará de forma voluntária, sem pagamento de qualquer retribuição adicional, podendo contar como carga horária docente, a critério da sua unidade acadêmica (no caso de docentes da UFCA) ou instituição de origem (no caso de docentes externos). 

O/A docente selecionado/a para a vaga de docente permanente desenvolverá suas atividades na área de Bioestatística. Para pleitear a vaga, o/a candidato/a deve ter doutorado e ter vínculo institucional como docente, com regime de 40h, em dedicação exclusiva. Docentes de fora da UFCA devem apresentar termo de cooperação assinado pelo gestor da sua instituição.

Também é exigido histórico de publicações científicas que somem, pelo menos, 240 pontos (no período que compreenda o último triênio completo mais a soma referente às publicações realizadas no ano de formalização da inscrição), de acordo com os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para a área Medicina II (ver ponto 4 do edital). Dentre as publicações científicas do/a candidato/a, é exigido que o/a docente tenha publicado pelo menos um artigo científico em periódicos de nível B1 ou superior. 

Para realizar as inscrições, o/a candidato/a deverá solicitar formalmente à Coordenação do MCS/UFCA seu credenciamento, por meio de formulário disponível nos anexos dos referidos editais. Dentre a documentação exigida, os interessados deverão apresentar curriculum Lattes, carta de compromisso e cópia do projeto de pesquisa a ser desenvolvido.

Professor Colaborador

Candidatos para vaga de professor colaborador do mestrado também devem ter doutorado, comprovar, no mínimo, 140 pontos no último triênio completo mais o ano em curso (até o momento de sua inscrição na seleção). Dentre as publicações científicas do candidato, também deve constar pelo menos um artigo publicado em periódicos com nível B1 ou superior. O/A docente colaborador selecionado/a vai realizar atividades na área de Metodologia Científica. 

O cronograma completo e outras informações estão disponíveis no Edital para docente permanente e no Edital para docente colaborador, ambos publicados na página do Mestrado em Ciências da Saúde.

Serviço

Mestrado em Ciências da Saúde
mcs@ufca.edu.br