Inscrições para Mestrado Profissional em Saúde da Família na UFCA são prorrogadas até 19 de março de 2024

Publicado em 21/02/2024. Atualizado em 21/02/2024 às 14h13

Mestrado em Saúde da Família. Foto: Ana Paula Lima - Dcom/UFCA

As inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde) foram prorrogadas até o próximo dia 19 de março de 2024. Com vagas oferecidas em várias instituições, de todo o Brasil, o ProfSaúde oferta 10 vagas na Universidade Federal do Cariri (UFCA), no campus Barbalha. 

O curso é gratuito, ocorrerá de forma híbrida (presencial e on-line) e tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses. A carga horária é de 975 horas, compreendendo nove encontros síncronos e atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As inscrições para o mestrado podem ser realizadas, por meio da Plataforma Forms/UFCA (“Formulário de Inscrição para a Chamada Pública PROFSAÚDE UFCA 01/2023”), até as 23h59 do dia 19 de março.

Público-alvo 

Das 10 vagas na UFCA, cinco são exclusivas para médicos atuantes no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tenham concluído a Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) ou possuam título de Especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). 

Também podem participar da seleção, nas demais vagas, profissionais graduados em áreas diretamente relacionadas à Saúde, como assistentes sociais, educadores físicos (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pessoas formadas no curso de Saúde Coletiva. 

ProfSaúde 

O ProfSaúde é um programa de pós-graduação em Saúde da Família que visa atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde. 

Entre os documentos necessários para a inscrição está uma proposta preliminar de trabalho, de seis a oito páginas, que será avaliada considerando pertinência, clareza, relevância e impacto para o campo da atuação. 

A seleção será feita em três etapas, todas avaliadas com notas de 0 a 10: prova de conhecimentos (com 30 questões de múltipla escolha e uma questão dissertativa), análise do currículo Lattes e avaliação da proposta preliminar do trabalho. Até 40 candidatos (quatro vezes o número de vagas) poderão participar da última etapa, sendo essa uma prova oral (peso 4) baseada na proposta preliminar. 

As matrículas serão realizadas entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2024, e o início das aulas é previsto para o dia 5 de agosto de 2024. 

O edital do ProfSaúde e todos os seus documentos relacionados estão disponíveis na página dedicada ao curso (Em Cursos > Pós-Graduação > Mestrado > Saúde da Família > Processo Seletivo > documentos da chamada pública).

Serviço 

Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional na UFCA (ProfSaúde)
profsaude@ufca.edu.br