Inscrições para intercâmbio em universidades internacionais são prorrogadas pela UFCA até 22 de setembro

Publicado em 11/09/2023. Atualizado em 12/09/2023 às 11h02

Vista aérea da Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Argentina. Foto: Divulgação/UNL

Nesta segunda-feira, 11 de setembro de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) prorrogou, por meio do Aditivo I, referente ao Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad 2023.2), as inscrições para oportunidades de mobilidade acadêmica em cinco universidades internacionais. O novo prazo final para inscrições no Edital 07/2023, de responsabilidade da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), é 22 de setembro deste ano.

As inscrições podem ser realizadas, por meio da plataforma Forms/UFCA (formulário de inscrição “Edital de Seleção do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação – Piigrad 2023.2”), até as 15h do dia 22.

No momento da inscrição, é necessário apresentar formulário de inscrição e plano de estudos com aprovação do coordenador do curso de graduação, documento de transcrição de registros, carta de motivação, histórico escolar atualizado no Sigaa/UFCA e link para o Currículo Lattes atualizado.

O resultado da seleção, de acordo com o edital, será divulgado no dia 4 de outubro.

Sobre o Piigrad 2023.2

O Piigrad 2023.2 prevê a isenção das taxas acadêmicas (matrícula e mensalidades) das instituições internacionais. Outras despesas, como passaporte e visto, passagem aérea, alojamento, alimentação e seguro-saúde deverão ser arcadas pelo estudante aprovado do programa.

O principal objetivo do Piigrad é promover a cooperação entre as universidades e contribuir para incrementar a qualidade da formação de estudantes de graduação da UFCA.

Universidades parceiras

Nesta seleção, há disponibilidade de vagas para universidades da Argentina, de Portugal, do México e da França. Os interessados em se inscrever para o edital da SCI/UFCA podem optar por uma das universidades listadas abaixo – também disponíveis no Anexo I do edital.

• Universidad Nacional del Litoral (Argentina): 2 vagas por unidade acadêmica;
  • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Portugal): 2 vagas para Administração;
  • Universidad Interserrana Del Estado de Puebla Ahuacatlán (México): 2 vagas por unidade acadêmica;
  • Universidade de Algarve (Portugal): 2 vagas por unidade acadêmica;
  • Le Conservatoire National des Arts Et Métiers (França): 2 vagas para o CCSA/UFCA.

Algumas oportunidades exigem certificado de proficiência específico. O período do intercâmbio está previsto para ocorrer entre fevereiro e julho de 2024. Há a possibilidade de renovação em mais um período letivo, a depender do desempenho do discente.

Ao fim da seleção, no dia 18 de janeiro de 2024, ocorrerá uma reunião presencial na sala da SCI/UFCA, no campus Juazeiro do Norte (bloco I, quarto andar, sala i401), com os candidatos selecionados.

Outras informações sobre o cronograma e os demais documentos relacionados ao Edital estão disponíveis na página da SCI/UFCA.

Secretaria de Cooperação Internacional
sci@ufca.edu.br