Inscrições abertas para intercâmbio na Espanha via Fundação Botín. Estudantes de graduação em toda América Latina podem participar da seleção

Publicado em 06/05/2022. Atualizado em 06/05/2022 às 14h56

Sede da Fundação Botín, na Espanha.

Estão abertas as inscrições para pré-seleção de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) interessados em realizar um intercâmbio na Espanha, por meio do Programa da Fundação Botín, para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina. Conforme a décima terceira edição do programa, serão selecionados entre 30 e 40 estudantes de graduação, de mais de 600 instituições de Ensino em toda a América Latina – que realizarão suas atividades de intercâmbio de outubro a dezembro de 2022. O objetivo principal da iniciativa é promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Função Pública.

Na UFCA, a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA) é responsável pela pré-seleção de candidatos ao intercâmbio. Para postular uma das vagas disponíveis, os estudantes da Universidade precisam enviar à SCI/UFCA, até às 17h do dia 11 de maio de 2022, por meio da plataforma Forms/UFCA (link para uma nova página), carta de aprovação da Universidade, declaração do/a candidato/a, histórico escolar atualizado e o Formulário Consulta Mobilidade Internacional (link para uma nova página). A relação dos inscritos será divulgada pela SCI/UFCA no dia 13 de maio de 2022.

Na segunda etapa, os/as candidatos/as selecionados/as deverão fazer suas respectivas inscrições no site da Fundação Botín (link para uma nova página), enviando a documentação solicitada por meio de formulário eletrônico, até o dia 16 de maio de 2022. Entre os requisitos para pleitear uma vaga no programa, é exigido que os/as discentes estejam regularmente matriculados/as na UFCA, tenham nascido entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2002, e integralizem mais de 50% (cinquenta por cento) dos créditos necessários para a conclusão do curso até 30 de setembro de 2022.

O conteúdo acadêmico do Programa será ministrado em cinco áreas: Políticas Públicas, Ética Pública, Criatividade e Inovação, Liderança e Habilidades Pessoais e Tendências Globais e Sustentabilidade. A Fundação Botín cobrirá todos os custos de traslado, hospedagem e manutenção dos/as estudantes durante o desenvolvimento das atividades.

Nesta edição, as aulas do programa começarão em 17 de outubro de 2022, na Universidade dos Andes, em Bogotá (Colômbia). Posteriormente, os/as discentes viajarão à Espanha, com programação em Madri, Santander, Caminho de Santiago e na Universidade de Salamanca. O Programa se encerrará na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Para mais informações, o Edital nº 07/2022 (link para uma nova página) está disponível no Portal da UFCA.

Secretaria de Cooperação Internacional
Bloco I – 4º andar – Sala i401