Inscrições abertas para candidaturas a mobilidade na Universidade do Porto, por convênio com a UFCA

Publicado em 20/04/2022. Atualizado em 25/04/2022 às 10h33

Universidade do Porto. Foto: Blog Tudo sobre Portugal

Segue até o próximo dia 29 de abril de 2022 o prazo para estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) se inscreverem no edital Nº 04/2022 (link para uma nova página), publicado pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA). O edital disciplina a formalização de candidaturas à mobilidade acadêmica na Universidade do Porto, em Portugal, por meio de convênio entre a instituição portuguesa e a UFCA.

O acordo entre as universidades prevê a isenção das taxas acadêmicas (matrícula e mensalidades) para estudantes da UFCA em mobilidade na U. Porto – que, apesar de ser pública, não é gratuita, como são as universidades federais brasileiras. Conforme o edital Nº 04/2022, outras despesas – como obtenção de passaporte e de visto, passagens aéreas, alojamento, alimentação, seguro-saúde e outros – deverão ser arcadas pelo/a discente da UFCA postulante ao intercâmbio.

Entre as determinações previstas em edital, está a necessidade de os candidatos estarem regularmente matriculados em cursos de graduação da UFCA, com pelo menos 25% de conclusão do currículo previsto para o seu respectivo curso. A conclusão máxima do currículo permitida é de 85%. Além disso, os candidatos não podem apresentar, em seu histórico escolar, mais que 12 créditos de reprovações em disciplinas.

As inscrições devem ser formalizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico (link para uma nova página), disponível na Plataforma Forms (“EDITAL SCI Nº 04/2022 ? Formulário de Inscrição ? Intercâmbio U.Porto 2022”). O Resultado das Inscrições está previsto para ser publicado no item “Documentos” da página “Internacional” no Portal da UFCA (link para uma nova página). Em “Documentos”, também há o edital publicado, na seção “Editais SCI”.

Secretaria de Cooperação Internacional
sci@ufca.edu.br