EntreAções: lançada a primeira edição da revista científica de Extensão da UFCA

Publicado em 16/07/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h23

Reprodução da capa da primeira edição da revista EntreAções.

A primeira edição da revista científica de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), EntreAções: diálogos em Extensão, foi lançada nesta quarta-feira, 15 de julho de 2020, no portal de periódicos da UFCA (link para uma nova página).

A EntreAções, que tem como objetivo impulsionar a visibilidade dos projetos de extensão universitária e estimular a criação de novas ações promovendo a difusão dos conhecimentos produzidos pela Extensão, traz, nesta primeira edição, uma entrevista, três artigos e quatro relatos de extensão.

A entrevista é com Suely de Brito Clemente Soares, referência em novas tecnologias da informação que conversa sobre o identificador de pesquisador ORCID – Open Research and Contributer ID. Os artigos, oriundos de pesquisadores de diferentes instituições, abordam temas como a importância das atividades de extensão para estudantes de Administração Pública, educação patrimonial e contabilidade para iniciativas de economia popular e solidária. Já os relatos de experiências, também oriundos de diversas instituições de ensino do Brasil, se tratam de experiências com jogos educativos na aprendizagem de alunos disléxicos, com arteterapia com pacientes em atenção psicossocial e psiquiátrica, e sobre instrução de estudantes de escolas públicos sobre transplante de órgãos.

Para a Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, e o editor-chefe da revista, professor Ricardo Aladim, “esta revista vem sendo delicadamente tecida a fios de ouro há vários anos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFCA a fim de que o rico imaginário do enrolar e fiar, em processo contínuo de torção e extensão levasse à concepção de artigos, relatos de experiência e entrevistas que ganhariam o deleitável contorno deste periódico na área da Extensão Universitária”, contam no editorial da revista.

Chamadas e submissões

A revista EntreAções recebe artigos, relatos de extensão e entrevistas nas mais diversas áreas do conhecimento, oriundos da própria UFCA e de outras Instituições de Ensino Superior dentro e fora do território nacional, a qualquer momento, em fluxo contínuo, para edições regulares e especiais. Os interessados devem acessar o site (link para uma nova página), e fazer o cadastro para submeter. É possível acompanhar o processo de avaliação no site da revista.

A EntreAções é elaborada pela Coordenadoria de Políticas Extensionistas (CPEx), da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFCA).

Revista EntreAções
revistaentreacoes.proex@ufca.edu.br
Ricardo Aladim Monteiro (editor)
ricardo.aladim@ufca.edu.br