Enex/UFCA 2021 pauta Agenda 2030 da ONU com participação de representante da Unesco

Publicado em 18/10/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h16

Mariana Alcalay, representante de Projetos de Educação da Unesco no Brasil. Foto: Enex/Divulgação

O Encontro de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Enex/UFCA) de 2021 contará com a participação da responsável pela área de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Mariana Alcalay. O Enex/UFCA 2021 – que terá início na próxima quarta-feira, 20 de outubro de 2021 – traz o tema “Transversalidade da Extensão: Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”, reunindo apresentações de ações extensionistas da UFCA e discussões abertas ao público sobre Extensão, Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta.

Durante este ano, os editais de Extensão da UFCA incentivaram a comunidade acadêmica a desenvolver projetos ou programas que contemplassem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Agenda 2030, tema da participação de Mariana Alcalay, é um pacto global, assinado em 2015, pelos 193 países que integram a ONU, com ações e metas para promoção do desenvolvimento sustentável e para erradicação da pobreza extrema no mundo até o ano de 2030. A participação da representante da Unesco será após a mesa de abertura do evento, com autoridades universitárias, marcada para às 14h.

“A UFCA encampou este desafio. Na área da Extensão, por exemplo, orientamos em todos os editais de bolsas que as propostas de ações extensionistas contemplem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. No Enex, vamos apresentar as nossas experiências”, afirma a titular da Pró-Reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin.  Em 2021, o Enex/UFCA chega à sua décima sétima edição.

O evento, gratuito e totalmente on-line, será transmitido pelo canal da Proex/UFCA no Youtube (link para uma nova página). Interessados em participar do evento podem se inscrever até a quarta-feira (20), por meio de formulário eletrônico (link para uma nova página).  Apenas participantes inscritos poderão receber certificado.

No encerramento do Enex/UFCA, na sexta-feira (22), serão divulgados os vencedores da edição 2021 do Prêmio Você Faz a Extensão, das categorias Melhores Vídeos e Melhores Trabalhos. O prêmio vai reconhecer trabalhos de extensão universitária desenvolvidos por estudantes da UFCA, com premiação que varia de R$ 500 a R$ 2 mil. No site oficial do Enex/UFCA (link para uma nova página), é possível consultar a programação completa e outras informações sobre o evento.

Pró- Reitoria de Extensão
divulgação.proex@ufca.edu.br