Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, UFCA promove trilha educativa para comunidade surda

Publicado em 18/09/2023. Atualizado em 18/09/2023 às 10h08

Riacho do Meio. Foto: Mapa Cultural do Ceará (Secult-CE)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio de parceria com outras instituições, promove, no dia 29 de setembro de 2023, das 13h às 17h, a 4ª edição do projeto Oficina Educativa Ambiental (Edição Acessibilidade), no Geossítio Riacho do Meio, em Barbalha (CE). Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado no dia 26 de setembro, a trilha educativa será voltada para a comunidade surda.

Foram disponibilizadas 20 vagas para o público interno e externo à UFCA (a partir de 18 anos), com prioridade para pessoas surdas. As inscrições ocorrem até o dia 22 de setembro de 2023 ou enquanto durarem as vagas disponíveis. Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição, que contém o Termo de Responsabilidade.

Também há um link com informações gerais sobre a ação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Programação

A atividade contará com uma trilha educativa com coleta de lixo e uma roda de conversa com o professor Rafael Celestino, geógrafo e coordenador de Comunicação do Geopark Araripe Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco),  que apresentará uma abordagem geossistêmica do espaço.

O percurso da trilha é de dificuldade nível médio, por isso os/as participantes devem ir com calçados e vestimentas apropriados para o momento. No local haverá duas intérpretes de Libras que serão disponibilizadas pela Secretaria de Acessibilidade da UFCA (Seace/UFCA), Isabela Moreira e Laiane Macedo.

No dia do evento, cada participante deve levar duas garrafas PET de 2 litros. Os itens serão doados para as associações de recicladores que possuem acordo de cooperação técnica com a Universidade.

A UFCA disponibilizará ônibus para levar o grupo. Será obrigatório apresentar documento oficial de identificação. Os pontos e horários de embarque serão, respectivamente:

Campus de Juazeiro do Norte da UFCA
Horário: às 12h30

Campus Crajubar (Urca)
Horário: às 12h45

Campus de Barbalha da UFCA
Horário: às 13h

O evento gera certificação para os/as participantes que comparecerem e preencherem o formulário avaliativo.

Projeto Oficina Educativa

O projeto Oficina Educativa Ambiental iniciou em 2022 como ações do evento UFCA Sustentável. Percebendo o grande potencial de tratar sobre educação ambiental dentro dos Geossítios da Região do Cariri, em 2023, a Oficina tornou-se um projeto de extensão, proposto em edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA).

As atividades iniciaram em maio. A cada edição, um geossítio diferente é visitado. Na primeira edição foi a Colina do Horto, em Juazeiro do Norte; na segunda edição, a cachoeira de Missão Velha, no município de mesmo nome; e na terceira edição, o Geossítio Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri.

Esta edição em alusão ao Dia Nacional dos Surdos é uma realização do projeto e da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), em parceria com o Geopark Araripe Mundial da Unesco, a Universidade Regional do Cariri (Urca), a Seace/UFCA, a coordenação do curso de Letras-Libras da UFCA, o Evento Setembro Surdo e o Instituto Transformar (Intra).

Para o ano de 2023, ainda estão previstas visitas ao Geossítio Batateiras (Parque Estadual Sítio Fundão) em Crato; e ao Geossítio Mirante do Caldas, em Barbalha.

Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS – Proplan/UFCA)
sustentabilidade.proplan@ufca.edu.br.