Estudante da UFCA vence prêmio de empreendedorismo

Publicado em 19/11/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h39

Jefferson Pereira (o primeiro da direita para a esquerda) durante solenidade de entrega do Prêmio Você Empreendedor. Foto: Thiago Gadelha/SMV

O concluinte do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Jefferson Pereira de Sousa, venceu a sétima edição do Prêmio Você Empreendedor (link para uma nova página), na categoria “Microempreendedor Individual (MEI)”. O prêmio, com três categorias, é promovido pela Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges), em parceria com o jornal Diário do Nordeste. A solenidade de entrega dos prêmios foi na última quarta-feira (13), no Teatro Celina Queiroz, em Fortaleza.

De acordo com os organizadores, o objetivo do Você Empreendedor é reconhecer iniciativas cearenses com contribuição de destaque para o desenvolvimento econômico de suas respectivas localidades, incentivando assim o empreendedorismo e a inovação no Ceará. As demais categorias do prêmio foram “Microempresa (ME)” e “Empresa de Pequeno Porte (EPP)”. Ao todo, foram selecionados 33 projetos entre os inscritos para a fase final. Para eleger as três iniciativas campeãs, os avaliadores consideraram aspectos como Capacidade de Inovação, Gestão Empresarial e Boas Práticas de Responsabilidade Social e Ambiental.

Casa da Pesca

Ainda no terceiro semestre do curso de Administração na UFCA, em 2012, Jefferson fundou na cidade de Caririaçu, no Cariri, a Casa da Pesca (link para uma nova página), empresa que oferece artigos de pesca, acampamento, tiro esportivo, aquarismo e jardinagem: “O propósito foi justamente atender a carência por lojas especializadas em pesca na região. Depois, ampliamos a oferta de equipamentos. O diferencial da empresa é a gestão, que utiliza princípios de planejamento e estratégias”, disse o empresário.

No site oficial, a empresa se apresenta como “alinhada a projetos de desenvolvimento regional”, empenhada em estimular a prosperidade econômica e a sustentabilidade ambiental nos seus setores de atuação por meio de “parcerias com empresas socialmente responsáveis e organizações sem fins lucrativos”.

Poucos meses após a abertura do negócio, a Casa da Pesca recebeu visitas de agentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também do Banco do Nordeste (BNB, que deram orientações sobre diagnóstico de problemas, melhorias de novos empreendimentos e microcrédito produtivo. Acatando sugestões como criação de perfis em mídias digitais, uso de sistemas de controle de estoque e formação de capital de giro, a empresa ganhou impulso e intensificou a negociação com fornecedores, ampliando assim as oportunidades de negócios.

Antes focada apenas em equipamentos de pesca, a empresa passou a oferecer, em 2013, artigos para acampamento e, em 2014, para tiro esportivo. No ano seguinte, a Casa da Pesca começou a comercializar minhocas para uso como iscas vivas, o que acabou gerando produção de húmus. A diversificação de produtos gerou um departamento de jardinagem e, hoje, a Casa da Pesca também tem um setor de aquarismo, como peixes ornamentais, rações, aquários e equipamentos de oxigenação e filtragem de água.

“A diversificação surgiu assim, da necessidade de melhorar o faturamento da empresa, investindo em negócios complementares e com processos semelhantes, ampliando os nichos de marcado e dando suporte à visão de expandir a atuação para além do território de Caririaçu”, explica Jefferson. Segundo o empresário, o pioneirismo na implantação de uma empresa especializada em pescaria no município de Caririaçu foi o grande diferencial para conquistar o mercado local.

Prêmio Universitário Empreendedor

Jefferson, que também é formado em Jornalismo, participou no ano passado do Prêmio Universitário Empreendedor (link para uma nova página), promovido pelo Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (Cemp/UFC), em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef). Jefferson concorreu na categoria “melhor Empreendimento Ativo”, chegando às fases finais. “Nesta edição de 2019, estou concorrendo na categoria TCC sobre empreendedorismo. Em 2018, fiquei entre os finalistas, mas em 2019 espero ser o primeiro colocado”, disse. O TCC de Jefferson discute a integração entre teoria e prática na formação superior de novos administradores de empresas. O Prêmio Universitário Empreendedor também prevê as categorias “Melhor Projeto de Empreendimento” e “Melhor Empreendimento de Impacto Socioambiental.

O anúncio dos vencedores será feito em solenidade no próximo dia 29 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza

*Com informações do Diário do Nordeste

Casa da Pesca