Edificar, curso preparatório da UFCA com foco no Enem, abre inscrições para professores voluntários e novos estudantes

Publicado em 14/02/2024. Atualizado em 14/02/2024 às 17h45

Professor da UFCA Milton Jarbas, em aula para o curso de Administração Pública, em novembro de 2023. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

O cursinho Edificar, que faz parte do programa de extensão Edifique Ações, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas para novos professores voluntários e para novos estudantes. Os processos de seleção serão gerenciados pelos editais N° 02/2024 e N° 03/2024, respectivamente.

O Edificar é gratuito e destinado a estudantes concluintes ou egressos de escolas públicas da região do Cariri cearense. Ele visa à preparação desses estudantes para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024).

Ao todo, o curso terá duração de 34 semanas, com o início das aulas marcado para 11 de março deste ano. As aulas serão realizadas de segunda a sexta, em período noturno, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.

Inscrições para professores voluntários

A comunidade acadêmica da UFCA – estudantes de Graduação ou de Pós-Graduação, docentes, técnico-administrativos e terceirizados – podem participar da seleção para professor voluntário do Edificar. Docentes vinculados a outras instituições de ensino da região do Cariri também poderão participar da seleção.

As inscrições ocorrem por meio de formulário eletrônico e podem ser realizadas até este sábado, 17 de fevereiro de 2024. O processo seletivo disponibiliza 12 vagas, distribuídas em 12 áreas de estudo (ver tópico 6 do edital).

A seleção será composta por duas etapas: entrevista e prova prática. Candidatos e candidatas com inscrições deferidas poderão participar da entrevista, que ocorre em formato virtual, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

A prova prática, que compõe a segunda etapa do processo, consiste em uma simulação de aula, com duração de 10 a 15 minutos, sobre um dos conteúdos presentes no Material Programático estabelecido pelo edital de seleção.

Após a divulgação da lista de aprovados/as nas entrevistas, candidatos e candidatas receberão e-mail com dia, horário e link para sala virtual onde será realizada a prova prática.

O resultado final da seleção de professores voluntários será divulgado por e-mail no dia 26 de fevereiro.

Inscrições para novos estudantes

No caso da seleção para estudantes, o cursinho Edificar vai disponibilizar 40 vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública ou que estejam, em 2024, cursando o terceiro ano do Ensino Médio.

As inscrições para esse grupo seguem até dia 26 de fevereiro, também por meio de formulário eletrônico.

O processo seletivo para novos estudantes ocorre por meio da aplicação de uma prova, com base nas mesmas matrizes de conhecimentos usadas pelo Enem – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; além de Matemática e suas tecnologias.

A prova de múltipla escolha terá 40 questões e será aplicada no dia 2 de março. Ela iniciará às 9h, com duração mínima de 1 hora e máxima de 3 horas. O local da realização da prova será divulgado via e-mail fornecido pelos/as candidatos/as no ato da inscrição.

No dia da realização da prova, os/as candidatos/as devem apresentar documento de identificação original com foto.

As matrículas dos/as estudantes selecionados/as poderão ser realizadas entre os dias 5 e 7 de março, por meio de link da Plataforma Forms/UFCA – divulgado no mesmo dia do resultado final. Todos os documentos necessários para efetivação da matrícula podem ser conferidos no item 7 do referido edital.

O resultado final está previsto para ser publicado no dia 5 de março.

Pró-Reitoria de Extensão
proex@ufca.edu.br