Divulgado edital do SiSU UFCA 2021.2; inscrições ocorrerão entre os dias 3 e 6 de agosto

Publicado em 29/07/2021. Atualizado em 29/07/2021 às 09h33

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou nesta quarta-feira, 28 de julho de 2021, o edital nº 10/2021/PROGRAD/UFCA (Link para uma nova página), que informa as normas e os procedimentos de convocação para preenchimento das vagas disponibilizadas para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2021. As inscrições no SiSU ocorrerão de 3 de agosto de 2021 até as 23 horas e 59 minutos do dia 6 de agosto de 2021, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Ao todo, a UFCA está ofertando 190 vagas, distribuídas nos campi Juazeiro do Norte – cursos Administração (50), Engenharia Civil (50), Engenharia de Materiais (50) – e Barbalha, no curso de Medicina (40).

Do total de vagas, 50%, ou seja, 95 serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme determinado pela Lei nº 12.711/2012. As vagas reservadas às cotas são subdivididas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e para estudantes de escolas públicas, independente da renda. Em ambos os casos, também será levado em conta o percentual para pretos, pardos e indígenas. Nas cotas também estão as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Bônus de inclusão regional em Medicina

Além das cotas, nesta seleção, a UFCA adotará ação afirmativa própria, baseada em bônus, para proporcionar a inclusão de candidatos que residam e tenham cursado e concluído integralmente o ensino médio em instituições de ensino, públicas ou privadas presenciais, localizadas na região do Cariri cearense. Os candidatos que aderirem a essa ação afirmativa terão bonificação de 4% na nota final do Enem.

Neste edital, esse instrumento será válido somente para o curso de Medicina. A inclusão regional, conforme Resolução da Câmara Acadêmica da UFCA Nº 01, de 11 de dezembro de 2020 (Link para uma nova página), aplica-se aos cursos de graduação que tenham menos de 60% dos seus ingressantes residentes e com o ensino médio cursado e concluído no Cariri cearense.

Processo de seleção

Para concorrer a uma vaga na UFCA pela segunda edição do SiSU 2021, é necessário que o candidato tenha feito o Enem 2020, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado na condição de treineiro. A depender do curso escolhido, cada prova do Enem terá um peso diferente. O peso para o cálculo da média final e as notas mínimas necessárias para cada área de conhecimento por curso estão descritos no edital.

Na Chamada Regular, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) convocará todos os candidatos listados pelo SiSU para ocupação do número total de vagas originais disponibilizadas para o processo seletivo. Depois disso, é necessário fazer um pré-cadastro on-line com envio dos devidos documentos listados no edital para cada uma das situações (ampla concorrência e cotas). Se essa etapa não for feita, o candidato perde a vaga.

Quem for classificado nessa etapa será chamado para realização da matrícula presencial e deverá comparecer, o próprio ou o seu representante legal, à UFCA, exclusivamente nos locais, datas e horários definidos no cronograma de sua convocação, para apresentação da documentação básica e, quando for o caso, de perícia médica, correspondente aos arquivos enviados eletronicamente durante a fase de pré-cadastro on-line.

É importante ressaltar que as datas da solicitação presencial de matrícula e do resultado final das chamadas desse processo seletivo serão condicionadas ao retorno das atividades presenciais na UFCA, que, no momento, estão suspensas em decorrência da pandemia da covid-19.

Todo o cronograma de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos segue o edital da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União (DOU) (Link para uma nova página).

SiSU

O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para obter mais informações e orientações, os candidatos podem enviar e-mail para sisu@ufca.edu.br, nos dias úteis, nos horários das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
sisu@ufca.edu.br