Discursos do segundo dia de colação destacam orientações aos novos profissionais

Publicado em 23/02/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h12

Foto: Emanoella Callou

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), no último dia da colação de grau 2017.2, formou novos profissionais nas áreas de Agronomia, Jornalismo, Filosofia, Música e Design de Produtos. A cerimônia ocorreu na noite desta sexta-feira, 23, no auditório do Instituto Federal do Ceará (campus Juazeiro do Norte), e foi conduzida pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Roberto Ramos, que foi vice-reitor da UFCA até janeiro deste ano.

O orador discente, Fabiano de Cristo, do curso de Música, relembrou as histórias vividas e as memórias guardadas durante todo o período de graduação. Agradeceu às famílias, aos amigos, aos professores e servidores da UFCA pela noite de conquista. Também traçou conselhos para o próximo passo na jornada de quem está finalizando um curso de graduação. “Esse ciclo que se conclui hoje, abre as portas de uma nova jornada onde se faz necessário amadurecimento, coragem, humanidade e humildade. Quatro virtudes fundamentais para a formação do ser humano e urgentes e necessárias para os dias atuais”, afirmou.

No discurso, ressaltou ainda a importância de construir a identidade profissional, por meio da ética. “Estejamos sempre alertas para construir nossa identidade profissional sobre o alicerce firme e sólido da ética, da moral e de valores que sejam inegociáveis, mas sempre refletindo em nosso espírito a leveza e a flexibilidade de compreender que nossa sociedade ainda caminha os primeiros passos em busca de um amadurecimento pleno. Nós também fazemos parte dessa história”, disse.

Representando os docentes, a professora Ana Videla, do curso de Design de Produto, também passou conselhos aos estudantes que estavam concluindo a graduação. “Como o momento é de despedida gostaria de dizer algumas palavras que talvez possam estimulá-los a viver uma vida boa, uma vida ética, uma vida feliz. São valores e crenças que cultivo”. Falou sobre amor, fraternidade, tolerância, gentileza e bom humor. Orientou que os estudantes vivessem como pessoas honestas e caridosas.

“Não se esqueça de ser felizes. Lembrem-se que a felicidade tem mais a ver com a nossa postura diante da vida do que com as circunstâncias. Deem asas a seus sonhos, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir”, destacou.

Em discurso, o professor Roberto Ramos, que conduziu a cerimônia, ressaltou a importância do momento da colação de grau. Aconselhou os estudantes a não terem medo, a lembrarem que tudo é sorte e a questionarem tudo. “Mais do que o contato com os servidores docentes e técnico-administrativos, o contato com vocês me faz crescer. Contem sempre com a UFCA, defendam-na e lutem para que os que venham depois de vocês também possam ter uma formação de qualidade”, destacou.

Colação de Grau

Na quinta-feira, 22, colaram grau 29 estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Engenharia de Materiais e Engenharia Civil. A cerimônia também foi realizada no IFCE Juazeiro do Norte.