Diretoria de Tecnologia da Informação da UFCA abre vagas de estágio para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior

Publicado em 09/01/2024. Atualizado em 09/01/2024 às 13h52

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA.

Nesta segunda-feira, 8 de janeiro de 2024, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) publicou o Edital 02/2024. Esse documento faz referência à seleção de dez estagiários de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para realização de atividades associadas ao estágio supervisionado.

Ao todo, serão destinadas cinco vagas para área de Infraestrutura de TI e cinco vagas para Desenvolvimentos de Sistemas. As vagas são direcionadas para estudantes de cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática Computacional e/ou similares, desde que o curso tenha a disciplina de “Estágio Supervisionado” exigindo, assim, carga horária mínima.

Ao alinhar a teoria vista em sala de aula com a prática, o Estágio Supervisionado ou obrigatório (sem remuneração) tem como principal objetivo proporcionar aos discentes de graduação a atuação em atividades práticas que desenvolvam competências profissionais em suas respectivas áreas de formação.

O estágio terá duração de dois meses, com 20 horas semanais (4 horas diárias, de segunda a sexta-feira). A previsão é que as atividades sejam iniciadas no dia 6 de fevereiro de 2024. O estágio poderá ser realizado de forma presencial ou remota, a depender das demandas do setor.

Como participar da seleção

Interessados/as em participar da seleção devem se inscrever, por meio de formulário eletrônico, até 30 de janeiro deste ano. No ato da inscrição, candidatos e candidatas devem anexar cópia digitalizada dos documentos de identificação (RG e CPF); declaração de matrícula com a relação de disciplinas nas quais estejam matriculados e o histórico acadêmico atualizado.

Os critérios de avaliação consistem na análise do histórico acadêmico e na nota da entrevista, cada etapa valendo 50 pontos. As entrevistas serão realizadas nos dias 1° e 2 de fevereiro.

Vagas para o curso de Sistemas da Informação

De acordo com o tópico 2 do referido edital, haverá vagas específicas para o curso de Sistemas da Informação ofertado pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – campus Crato). Nesse caso, o estágio terminará em 28 de junho de 2024, com 180 horas.

As vagas restantes poderão ser preenchidas por estudantes de qualquer IES e a duração do estágio seguirá a carga horária mínima exigida  pelo projeto pedagógico de cada curso para a disciplina de estágio obrigatório.

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 5 de fevereiro.

Conhecimentos desejáveis e outras informações estão disponíveis no edital, na página de seleções da DTI/UFCA.

Diretoria de Tecnologia da Informação
ngti@ufca.edu.br