Confirmações de matrículas para aprovados no Sisu/UFCA terminam nesta quarta-feira, 19 de julho

Publicado em 18/07/2023. Atualizado em 18/07/2023 às 08h18

Aprovados/as na edição 2023 do Sistema de Seleção Unificada da Universidade Federal do Cariri (Sisu/UFCA), cujo ingresso esteja previsto para o período letivo 2023.1, têm até esta quarta-feira, 19 de julho de 2023, para confirmar presencialmente suas respectivas matrículas na Instituição. Os/as candidato/as devem comparecer à coordenação do curso escolhido durante a seleção, portando documento oficial com foto.

Já aqueles/as que estiverem aprovado/as no Sisu/UFCA para ingresso no período letivo 2023.2 deverão realizar sua confirmação de matrícula a partir de 20 de novembro deste ano.

Nas coordenações, os/as aprovados/as no Sisu/UFCA deverão assinar a lista de confirmação de matrícula. Só depois deste ato, os/as candidatos/as serão considerados matriculados/as na UFCA. A confirmação de matrícula deverá ser realizada por todos/as os/as aprovados/as para o período letivo 2023.1 – sejam da Chamada Regular ou da Lista de Espera.

Convocação para a Confirmação Presencial de Matrícula

Na Convocação para a Confirmação Presencial de Matrícula, é possível consultar os nomes dos/as candidatos, os locais das coordenações dos cursos e os horários de atendimento. Cada curso estabeleceu horários próprios para realizar suas confirmações de matrícula.

Nas duas chamadas, disponíveis na página dedicada ao Sisu/UFCA, menu “Editais Vigentes”, a convocação de matrícula está relacionada a cada fase do referido processo seletivo: Chamada Regular (“PROGRAD/UFCA – Edital Nº 01/2023 – Chamada Regular – 01.03.2023”) e Lista de Espera (“PROGRAD/UFCA – Edital Nº 01/2023 – Lista de Espera – 15.03.2023”). Basta clicar na fase de interesse e acessar o segundo documento da lista.

Especificamente no caso dos cursos de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e de Letras/Libras, todos oferecidos no campus Juazeiro do Norte, houve uma alteração dos horários de atendimento presentes na convocação. No Aditivo I, tanto da Chamada Regular quanto da Lista de Espera, estão descritos os horários para comparecimento.

Filosofia e Letras/Libras

Filosofia (Bacharelado e Licenciatura)
Onde: Bloco C – Piso Inferior – Sala C25
Datas: 10 a 14 de julho de 2023 e 17 a 19 de julho de 2023
Horários: das 9h às 12h e das 13h às 17h

Letras/Libras
Onde: Bloco C – Sala C17
Datas: 10 a 14 de julho de 2023 e 17 a 19 de julho de 2023
Horários: das 13h às 17h

Cursos com dupla entrada

No caso dos cursos com dupla entrada anual (Administração, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Medicina), parte dos/as candidatos/as foi aprovada para o período letivo 2023.2, que só terá início em novembro deste ano. Na UFCA, o 2023.1 começou na última segunda-feira, 17 de julho, e se estenderá até o dia 13 de novembro de 2023.

Ainda no caso dos cursos com dupla entrada, apesar de o período letivo 2023.2 só ter previsão de início em 27 de novembro, é possível que aprovados/as para a primeira entrada (2023.1) já tenham desistido de suas vagas ou venham a desistir. Assim, é importante que os/as aprovados/as na segunda entrada (2023.2) desses cursos tenham atenção para possíveis desistências dentro da sua modalidade de concorrência, o que pode antecipar seu ingresso para o período letivo 2023.1.

Confirmação de Matrícula por procuração

Aqueles/as que não puderem comparecer nos dias e horários estabelecidos poderão designar procurador/a para realizar a confirmação de matrícula na UFCA, desde que a procuração seja específica e que também seja entregue uma cópia do documento de identificação oficial do/a procurador/a, com foto. Ambos os documentos ficarão retidos no local de confirmação.

A necessidade de reconhecimento em cartório da procuração está condicionada à possibilidade de confronto das assinaturas da procuração e do documento oficial do/a candidato/a. Em caso de divergência das assinaturas, a procuração deverá ser reconhecida.

Confirmação de Matrícula para menores de 18 anos

Caso o candidato seja menor de 18 anos, a solicitação de matrícula poderá ser feita por ele mesmo ou por seus pais (mediante apresentação do documento oficial com foto) ou por responsável legal (mediante apresentação da documentação comprobatória da representação legal) entregue(s) em fotocópia(s) autenticada(s) ou em fotocópia(s) simples. Nesse caso, os/as candidatos/as devem trazer também os respectivos documentos originais para conferência e validação, sem necessidade de procuração e devendo as citadas cópias (documentações comprobatórias da representação) serem retidas em seu especificado local de confirmação presencial de matrícula na UFCA.

Os candidatos dos Cursos de Administração, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Medicina deverão verificar a ocorrência de possível mudança de semestre de ingresso.

Durante a confirmação presencial de matrícula, os candidatos que no pré-cadastro ou no recurso on-line enviaram declaração ou certidão de conclusão do ensino médio poderão apresentar seu Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio (original e cópia), devendo a cópia ser retida no local de confirmação presencial de matrícula na UFCA.

Dúvidas podem ser reportadas à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), pelo e-mail sisu@ufca.edu.br, em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sistema de Seleção Unificada na UFCA
sisu@ufca.edu.br