Com mudanças na Lei de Cotas, Sisu/UFCA publica Lista Geral de Inscritos. Saiba sua posição na fila em cada modalidade de concorrência

Publicado em 26/02/2024. Atualizado em 26/02/2024 às 15h47

As mudanças na Lei de Cotas (12.711/2012) alteraram a forma de participação dos/as postulantes a uma vaga em cursos de graduação na Universidade Federal do Cariri (UFCA) via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a atual possibilidade de concorrer a vagas no Sisu/UFCA em várias modalidades (ampla concorrência e cotas), o acompanhamento da classificação foi complexificado, pelo fato de que cada candidato/a pode estar em mais de uma “fila” para ingresso.

Com isso, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) publicou a Lista Geral de Inscritos no Sisu/UFCA 2024. A lista – com os nomes de todas as pessoas que demonstraram interesse em ingressar na UFCA pelo Sisu – traz as notas conquistadas por todos os/as participantes. Os nomes estão agrupados por curso de escolha e por(pelas) modalidade(s) de concorrência em que cada um/a está participando.

Isso significa que um mesmo nome poderá surgir mais de uma vez na Lista Geral de Inscritos. Consultando o documento, o/a participante poderá checar sua posição na fila de cada modalidade de concorrência, no curso de escolha.

A Lista Geral de Inscritos é um instrumento de consulta que visa dar transparência ao processo seletivo, não sendo uma nova convocação para próximas fases do Sisu/UFCA.

Modalidades de concorrência

Com as mudanças na lei, todos os candidatos competem primeiramente a vagas na modalidade ampla concorrência (AC) e, apenas se não conseguirem aprovação nessa modalidade, seguem para as demais modalidades de concorrência (LB_Q, LI_Q, LB_PCD, LI_PCD, LB_PPI, LI_PPI, LB_EP, LI_EP)

As modalidades de concorrência oriundas da Lei de Cotas, são identificadas pelos termos LB_Q, LI_Q, LB_PCD, LI_PCD, LB_PPI, LI_PPI, LB_EP, LI_EP.

A LB_Q é aquela cujas vagas são destinadas para ações afirmativas de pessoas quilombolas, de renda familiar per capita igual o inferior a um salário mínimo e de Ensino Médio público. No caso da LI_Q, ela se refere às vagas para pessoas quilombolas e Ensino Médio, sem levar em consideração a questão de renda.

As modalidades LB_PCD e LI_PCD são destinadas para Pessoas com Deficiência (PcD). No caso da primeira, é levado em conta também a renda per capita e se o candidato ou candidata fez o Ensino Médio integralmente em escola pública. A segunda modalidade combina apenas PcDs e Ensino Médio Público.

A LB_PPI combina as afirmativas de pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas; renda familiar per capita e Ensino Médio cursado integralmente em escolas públicas. No caso da LI_PPI, são combinadas as ações afirmativas de pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e Ensino Médio público.

A LB_EP é aquela cujas vagas são destinadas para a junção das ações afirmativas de Renda per capita e Ensino Médio completo em escolas públicas. A LI_EP leva em consideração apenas a ação afirmativa de Ensino Médio cursado integralmente em escolas públicas, independente da renda.

As vagas disponíveis para cada modalidade de concorrência estão disponíveis na página 5 do edital publicado pela UFCA para o Sisu 2024.

É possível obter informações adicionais e orientações sobre o Sisu/UFCA pelo e-mail sisu@ufca.edu.br, nos dias úteis, nos horários das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Sistema de Seleção Unificada na UFCA
sisu@ufca.edu.br