Campanha “UFCA Solidária” arrecada livros paradidáticos. Doações podem ser feitas no campus JN da UFCA

Publicado em 21/03/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h21

Foto: Rosilene Moreira

A campanha “UFCA Solidária” – instituída em 2020 pela Universidade Federal do Cariri para arrecadação de alimentos para doação a famílias carentes da região do Cariri cearense – agora está arrecadando livros paradidáticos.

As doações podem ser feitas de forma contínua (sem prazo de término da arrecadação), no campus Juazeiro do Norte da UFCA, nos dias úteis, das 8h às 17h. Os materiais arrecadados serão doados a crianças e jovens em vulnerabilidade, na região.

De acordo com a professora Rosilene Moreira, docente na Faculdade de Medicina da UFCA (Famed/UFCA), a ideia da arrecadação surgiu da observação de livros paradidáticos “guardados”, após leitura por filhos ou sobrinhos de servidores da Universidade: “Então, pensei em como dar uma destinação adequada para esse material. Conversando com outras professoras da UFCA, percebi que elas também tinham crianças em casa que já haviam lido alguns livros paradidáticos. Em vez de esses livros ficaram guardados, seria muito bom que outras crianças pudessem ler e assim ampliarem o conhecimento”, disse.

A docente levou a ideia aos realizadores da ação “UFCA Solidária”, da qual estão à frente o docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA) e titular da Diretoria de Logística e Apoio Operacional (DLA/UFCA), Marcelo Bezerra, e a titular da Ouvidoria Geral da UFCA, Aretuza Tenório. O projeto, então, aderiu à arrecadação de livros paradidáticos.

UFCA Solidária

A campanha “UFCA Solidária” surgiu dentro das ações elencadas pelo Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 da UFCA (Cieco-19) e teve vigência, na sua forma original, entre os meses de abril e dezembro de 2020. O projeto arrecadou 541 cestas básicas de alimentos, que foram doadas a famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de covid-19. No total, foram distribuídos 5.951 kg de alimentos em bairros, localidades e instituições dos municípios do Crato, de Juazeiro do Norte, de Barbalha e de Brejo Santo.

Além de alimentos, a ação “UFCA Solidária” também já arrecadou brinquedos para doação a crianças, em outubro e em dezembro de 2021. Em 2020, no início da pandemia de covid-19, a campanha chegou a arrecadar doações financeiras.

Campanha “UFCA Solidária” – Doação de livros paradidáticos

Onde: campus Juazeiro do Norte da UFCA
Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639 – Cidade Universitária).
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Informações:

(88) 3221.9485 (WhatsApp Ouvidoria UFCA)
ouvidoria@ufca.edu.br