Bio+ da Enactus UFCA ganha Prêmio de Consciência e Ética no Agronegócio 2018 da Nufarm

Publicado em 03/01/2019. Atualizado em 21/11/2019 às 09h46

Foto dos integrantes da Enactus UFCA
Foto: Divulgação Enactus

O programa de extensão Enactus UFCA ganhou, no dia 14 de dezembro de 2018, o segundo lugar no prêmio Nufarm de Ética e Consciência no Agronegócio pelo projeto Bio+.

O evento acontece todo ano em Fortaleza (CE) e tem como objetivo premiar os três projetos, entre todos os times Enactus das universidades do Ceará, mais bem-sucedidos no desenvolvimento da produção agrícola sustentável, associado à assistência ética oferecida aos produtores rurais.

O projeto premiado, o Bio+, foi criado com o objetivo de promover autonomia econômica e social de comunidades rurais através da produção de alimentos orgânicos. Segundo Brenner Alexandre, vice-presidente do time, o Bio+ possui um Ciclo Vitae, metodologia desenvolvida pela Enactus UFCA para inserir tecnologias sociais em quintais e torná-los produtivos, sendo o ciclo formado por biodigestor, jardim filtrante e minhocário.

O prêmio é resultado do trabalho que vem sendo realizado no Sítio Boa Esperança e no Sítio Espinhaço, em Barbalha. O projeto já beneficiou diretamente o total de 12 famílias, e atualmente, além do ciclo, a Enactus deu início ao turismo ecológico nos sítios beneficiados, possibilitando aos interessados conhecer as tecnologias de perto.

Para 2019, o líder do projeto, Felipe Militão, pretende expandir o Bio+ para outras comunidades e cidades, com o intuito de conseguir parcerias para que o projeto seja replicado.