Artefatos da Cultura Negra está com submissões de trabalho abertas de 1º a 10 de agosto. Evento será virtual de 21 de setembro a 2 de outubro

Publicado em 31/07/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h24

O congresso Artefatos da Cultura Negra será realizado de 21 de setembro a 2 de outubro de 2020. Por causa da pandemia do Coronavírus, a décima primeira edição do evento, com o tema “Contra a pandemia do racismo e pelo Bem Viver: redes de lutas antirracistas no século XXI”, será virtual e a programação será composta por mesas redondas, rodas de conversa, feiras culturais, terreiradas culturais, exposições artísticas, mostra de cinema, lançamento de livros e comunicações científicas, promovendo diálogo com pesquisadores e ativistas de vários estados brasileiros e outros países. A transmissão do evento será pelo YouTube, Facebook, web rádios, Instagram e pela plataforma Google Meet.

As submissões de propostas de trabalho (resumo simples) deverão ser feitas de 1º a 10 de agosto, na página do evento (link para uma nova página). As inscrições – inclusive para ouvintes – são gratuitas, mas a organização do evento está arrecadando doações para comunidades em situação de vulnerabilidade nesse momento de pandemia. Confira no site do evento os dados para doação.

Sobre o Artefatos da Cultura Negra

O Artefatos é um congresso de caráter internacional e multidisciplinar que buscar criar um território de conhecimentos e de promoção de uma educação antirracista entre universidades, ativistas dos movimentos sociais, escolas de educação básica e comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que se constitui enquanto espaço importante de proposição de políticas públicas antirracistas.

As discussões propostas nesta edição pretendem proporcionar uma (re)conexão com o contexto africano através de uma releitura das realidades sociais, políticas e culturais da população negra na diáspora.

O Artefatos da Cultura Negra é realizado pelo Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER), do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA), pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEABI/IFCE/Juazeiro do Norte) e pela Associação Libertária de Desenvolvimento e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável (ALDEIAS).

Serviço

Artefatos da Cultura Negra
Site: http://www.urca.br/artefatosculturanegra/xi/
Quando: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020
Submissão de trabalhos (resumo simples): 1 a 10 de agosto

Para acompanhar e receber informações:
Telegram: https://t.me/artefatosxi
Instagram: https://www.instagram.com/artefatosdaculturanegra/
Facebook: https://www.facebook.com/artefatosdaculturanegra
Site: http://www.urca.br/artefatosculturanegra
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCoyRmi_U3c6QkIp2YGXOVbA