Ação de Extensão da UFCA é reconhecida pelo Instituto Banco Palmas por fomento a atividades socioeconômicas sustentáveis no Cariri

Publicado em 18/05/2023. Atualizado em 19/05/2023 às 08h12

Professora da UFCA Victória Régia Arrais (à esquerda, de vermelho) durante o Seminário de celebração dos 25 anos de existência do Instituto Banco Palmas, em abril de 2023. Foto: Arquivo Pessoal

Uma iniciativa de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi reconhecida pelo Instituto Banco Palmas (IBP) pelo fomento, no Cariri, a empreendimentos populares, solidários e sustentáveis. Fundado em 1998 no bairro Conjunto Palmeiras, localizado na periferia de Fortaleza, o Banco Palmas foi o primeiro banco comunitário do Brasil e celebra 25 anos de existência em 2023.

Bancos comunitários são instituições que oferecem serviços financeiros a pequenos negócios e a pessoas de baixa renda, de forma a viabilizar o desenvolvimento de territórios que se encontram em vulnerabilidade dentro da lógica tradicional de mercado.

A ideia desses bancos é apoiar iniciativas da chamada Economia Solidária, como  empreendimentos socioprodutivos, prestação de serviços, pequenos comércios, organizações de consumidores e produtores/as populares.

Em todo país, 25 iniciativas, incluindo a da UFCA, foram reconhecidas pelo IBP. A ação extensionista da UFCA na lista é a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (Iteps). Criada em 2009, a incubadora desenvolve iniciativas em diferentes frentes, com ênfase na constituição e fortalecimento de redes locais de Economia Solidária, sob o prisma do Desenvolvimento Sustentável.

As estratégias adotadas pelo projeto no Cariri evidenciam principalmente segmentos da Agricultura de base agroecológica, do Artesanato, da Culinária, da Permacultura e de Finanças Solidárias.

Assista abaixo ao minidocumentário “Quintais Produtivos” (produzido em 2019) que foi uma das iniciativas já desenvolvidas pela Iteps/UFCA.

As ITCPs

A Iteps/UFCA integra uma rede nacional denominada Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs). Originada de uma ação criada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1995, a ideia das ITCPs é articular Ensino, Pesquisa e Extensão em torno de temas relacionados à Economia Solidária.

Anos depois, a iniciativa da UFRJ se fortaleceu e passou a ser replicada por diversas universidades brasileiras, como estratégia para o fortalecimento de pequenos produtores em vulnerabilidade socioeconômica, a exemplo do que ocorre na UFCA.

Conforme a vice-líder do Iteps/UFCA, professora Victoria Régia Arrais, atualmente cerca de 100 incubadoras fazem parte da rede universitária de ITCPs.

Victoria explica que, embora tenha um caráter simbólico, esse reconhecimento reforça a atuação das atividades desenvolvidas pela rede universitária de ITCPs: “[O reconhecimento do Banco Palmas] impacta no sentido de saber que estamos no caminho certo, no fortalecimento do espírito de rede de incubadoras e na visibilidade da Iteps/UFCA como núcleo de conhecimento vinculado à UFCA”, afirmou.

O reconhecimento das ações foi divulgado durante o seminário de celebração dos 25 anos de existência do IBP, realizado entre os dias 26 e 29 do último mês de abril, em Fortaleza. O evento discutiu a importância do desenvolvimento local, da atuação dos bancos comunitários, das moedas sociais e da “capacidade de gerar e distribuir riquezas” entre os pequenos produtores que participam de iniciativas como as da Iteps/UFCA.

Pró-Reitoria de Extensão
proex@ufca.edu.br