21 de setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado em 21/09/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h27

Desde 1982, o 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data, oficializada pela lei nº 11.133, de 2005, foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. De acordo com Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população brasileira.

Atualmente, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), de acordo com a Secretaria de Acessibilidade (Seace), possui cerca de 86 discentes com algum tipo de necessidade educacional específica, matriculados em diferentes cursos oferecidos pela UFCA. Para atender a este público a Universidade conta com a equipe da Seace, composta por profissionais especializados na área da inclusão e que vêm atuando como parceiros junto a todos os setores da Universidade.

A UFCA promove a inclusão das pessoas com deficiência através de infraestrutura, da atuação de tradutores intérpretes de Libras, da disponibilização de mobiliários adaptados, ofertas de capacitações na área da Pessoa com Deficiência e preparação de materiais para estudantes, possibilitando a permanência dos alunos nos cursos.

Inclusão no ensino

A inclusão de pessoas com deficiências nas instituições de ensino ganhou impulso em 2009, com a publicação do Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, que promulgou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, e, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

Secretaria de Acessbilidade

seace@ufca.edu.br