XXII Seminário de Gestão Social: “Projeto ELAS – Empoderamento Feminino Através de Ação Coletiva”

25/10/2019 - 19h00 a 21h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

O XXII Seminário de Gestão Social com o tema “Projeto ELAS: Empoderamento Feminino Através de Ação Coletiva” é organizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), grupo de pesquisa e programa de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA). O evento ocorre na sexta-feira, 25 de outubro de 2019, das 19h as 21h00, no Auditório Bárbara de Alencar, Bloco E, Piso Inferior, campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri.

Neste XXI Seminário de Gestão Social, a palestrante será a pesquisadora americana Katherine Rose Cheng – Graduada em Economia e em Relações Internacionais pela Universidade da Geórgia (UGA), nos Estados Unidos; mestranda em Economia Agrícola e Recursos Ambientais pela Universidade da Califórnia-Davis (UC-Davis) e pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA) e do Centro de Pesquisa da Escola de Relações Governamentais e Internacionais (SPIA/UGA).

Katherine Cheng tem atuação acadêmica e profissional com foco nas relações entre sociedade civil e governo para formulação e avaliação de políticas públicas. Atualmente está encerrando sua pesquisa em Economia do Desenvolvimento, na UFCA, apoiada pelo Programa Fulbright, sob orientação do prof. Dr. Jeová Torres (LIEGS/UFCA). A pesquisadora aproveitará a ocasião para relatar como foi este período do seu intercâmbio na universidade. O evento é gratuito e aberto ao público e a palestra será em português.

Seminários de Gestão Social

Os Seminários de Gestão Social são eventos realizados pelo LIEGS/UFCA, de modo continuado desde 2007, com pelo menos em duas edições anuais, tendo o propósito de abordar e debater temas que são emergentes ou já são marcantes no âmbito da Gestão Pública e Gestão Social, sempre por um estudioso e/ou praticante do tema a ser debatido. Este Seminário de Gestão Social, tratará, portanto, de apresentar debater um dos projetos que demonstrama elevação e empoderamento feminino através da força da ação coletiva. O Projeto ELAS é um programa que visa a inclusão e o empoderamento de mães de baixa renda em Fortaleza, Ceará, Brasil. A ação coletiva no ELAS é usada para fortalecer a eqüidade social, o que significa que um resultado é considerado positivo quando as participantes tomam ações como resistir ao abuso, aumentar a independência financeira e exercer liderança dentro da comunidade. A palestrante apresentará também como este projeto contribuiu para modificar o comportamento das mulheres que dele faziam parte, através de ações que levaram à mudança social em nível estrutural para suas famílias e comunidade.

Divulgação LIEGS/UFCA

Data:
25/10/2019
Hora:
19h00 a 21h00
Categoria de Evento:

Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS)

Campus Juazeiro do Norte