Live de lançamento da Agência Cariri

10/08/2021 - 19h00 a 21h00

• Este evento já passou.

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) passa a produzir para estudantes, professores e servidores técnicos da instituição, jornalistas profissionais e o público em geral boletins semanais de notícias sobre o Cariri cearense. Batizada de Agência Cariri, a primeira agência de notícias da região será lançada nesta terça-feira (10), às 19h, em evento com participação da jornalista Monike Feitosa, que vai falar sobre o crescimento do mercado de assessoria de comunicação no interior do Ceará. O evento online é aberto aos interessados com transmissão ao vivo pelo Instagram (

link para a página da agência).

Criada com o intuito de ser uma fonte de informação tanto para a imprensa quanto para a população de modo geral, a Agência Cariri é a primeira experiência de agência de notícias do Estado do Ceará especializada na cobertura e divulgação de fatos ligados à área do Jornalismo. Semanalmente, a equipe de redatores da agência trará informações sobre cursos, concursos, prêmios, legislação, eventos e outros temas relacionados ao campo jornalístico. Mas as pautas não se restringem ao universo profissional e acadêmico dos jornalistas. A linha editorial abrange a cobertura de qualquer fato de interesse público relacionado aos municípios da região do Cariri.

O primeiro Boletim de Notícias da Agência Cariri será encaminhado nesta terça-feira para veículos de comunicação de todo o Brasil, além de pessoas e instituições cadastradas. Durante a transmissão da Live com a jornalista Monike Feitosa, também será lançado o site oficial da agência. Todo o conteúdo é original, produzido pela equipe da agência e distribuído gratuitamente para a imprensa e o público interessado. Para receber a Newsletter (comunicação de eventos e notícias) por e-mail, não precisa ser jornalista nem estar vinculado a nenhum órgão de imprensa. Os dados coletados e os boletins de notícias produzidos pela Agência Cariri podem ser acessados gratuitamente por veículos de comunicação e por todos os interessados. Basta preencher o formulário (

link aqui) solicitando o recebimento do boletim informativo sem nenhum custo.

Para os radialistas, além do conteúdo online (textos e fotos), a agência também irá disponibilizar áudios dos entrevistados, que serão encaminhados por listas de transmissão pelo WhatsApp. Nos casos das emissoras de rádio, os jornalistas devem se cadastrar por e-mail (

agenciacariri.iisca@ufca.edu.br), onde devem informar nome completo, nome do veículo, e-mail para contato e número de telefone para ser incluído na lista de transmissão do WhatsApp.

Inicialmente, a equipe, formada por nove estudantes do Laboratório de Assessoria de Imprensa, sob a supervisão do professor Edwin Carvalho, trabalha em formato remoto, respeitando as medidas sanitárias de proteção contra o coronavírus. As coberturas presenciais da agência serão realizadas à medida que as aulas retornarem ao ambiente físico da universidade.

Uma agência de notícias é uma empresa jornalística responsável por captar notícias e dados, e distribuí-los para os veículos de comunicação. Os veículos, por sua vez, levam a notícia para o público, através de jornais impressos ou televisivos, revistas, plataformas digitais ou emissoras de rádio. Além do envio por e-mail, os conteúdos dos boletins informativos da Agência Cariri estarão disponíveis no site oficial (que será lançado nesta terça-feira) e nos perfis da agência nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

Agência Cariri

Contato: