Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade)
Publicado em 13/09/2024. Atualizado em 25/09/2025 às 16h26
A Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) foi criada pela Resolução CONSUNI nº 204, de 29 de fevereiro de 2024.
Trata-se de um órgão complementar da Reitoria, que desenvolve ações voltadas para o combate às desigualdades de grupos discriminados etnicamente, racialmente, socialmente, por sua orientação sexual e gênero, por manifestação religiosa ou devido a outros marcadores sociais. Tendo como princípio a elaboração e a implementação de programas e ações institucionais que promovam o acesso a esses ao Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação) e ao Serviço Público (servidores técnicos e servidores docentes, sejam efetivos, temporários, substitutos e tutores), assegurando a permanência desses por meio do enfrentamento a diversas formas de discriminação e preconceito, tais como sexismo, racismo, xenofobia, capacitismo, lgbtfobia, etarismo, intolerância religiosa, entre outras.
Grupos atendidos:
Pessoas negras (pretos e pardos); povos originários; quilombolas e povos ribeirinhos; pessoas com deficiência; LGBTQIAPN+; mulheres; povos ciganos; refugiados, migrantes; idosos; estudantes de escolas públicas; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica; pessoas em situação de rua; pessoas com privação de liberdade ou egressas do sistema prisional, dentre outras.
(88) 3221 9757
(88) 3221 9757
(88) 3221 9757
(88) 3221 9757