Dúvidas Frequentes

Quinta, 07 Agosto 2014 10:28

Quem pode solicitar empréstimos de material bibliográfico no Sistema de Bibliotecas da UFCA?

Usuários regulares - professores (efetivos, substitutos, visitantes, adjuntos, etc.), estudantes de graduação e de pós-graduação e funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal do Cariri.

Quantos volumes o usuário poderá manter sob sua responsabilidade, por empréstimo, e por quanto tempo?

* Desse total, há o limite de 2 (dois) itens para o empréstimo de material audiovisual.

É possível renovar o material emprestado em qualquer Biblioteca do Sistema?
Sim. A renovação também pode ser feita pela Internet de qualquer lugar onde o usuário esteja.

Por que não consigo renovar meus livros?
Os livros podem estar em atraso ou reservados para outros usuários.

Quantas vezes é possível renovar o empréstimo de cada obra?

Até o limite de 10 (dez) vezes.

É possível devolver o material emprestado em qualquer Biblioteca do Sistema?
Não. A devolução deve ser efetuada necessariamente na Biblioteca que emprestou o material.

Como receber avisos de devolução através de e-mails?
O usuário pode solicitar o cadastro do e-mail ao atendente no balcão de empréstimo ou entrar na homepage da biblioteca e registrar seu e-mail no “Acesso Usuário”, lembrando de marcar a opção “Receber e-mail”.

Caso não receba o aviso de devolução, fico isento da multa?

Não. É de inteira responsabilidade do usuário o cumprimento dos prazos de devolução, que constam dos comprovantes de empréstimo. O envio de e-mails de aviso de devolução é um serviço complementar da Biblioteca.

Como é cobrada a multa por atraso na devolução?
Por cada item e por dias úteis de atraso, sendo seu valor determinado pela Resolução Nº 01/Consuni,da UFC de 11 de abril de 1994.

É aceito atestado médico para fins de isenção de multa?
Será aceito atestado desde que o mesmo esclareça que o usuário não tenha realmente condição de vir devolver o livro, sendo que a isenção valerá apenas para o período especificado no atestado.

O que fazer em caso de perda, roubo, furto ou dano a obras sob minha responsabilidade?
As obras perdidas ou danificadas deverão ser substituídas pelos usuários, mediante acordo com a administração da Biblioteca. Em caso de roubo ou furto de material sob a responsabilidade do usuário, não será aceito Boletim de Ocorrência (BO) para efeito de dispensa da reposição do material bibliográfico, assim como do pagamento de multa por atraso na devolução, se houver.

Em caso de falta de energia ou de problemas no Pergamum, paga-se a multa do dia ou perde-se a reserva?
Não. A multa do dia não é cobrada, nem tampouco as reservas são prejudicadas, uma vez que são transferidas para o dia seguinte.

Como funciona a reserva de obras?
O usuário reserva na Biblioteca ou pela Internet os títulos desejados (10 volumes por vez) cujos exemplares existentes estejam emprestados. O tempo de disponibilidade da reserva é de 24 horas,  portanto o usuário deve acessar sua conta na Biblioteca (Acesso Usuário) diariamente para verificar se sua reserva já foi liberada.

Como solicitar o “nada consta”?
A declaração de “nada consta” poderá ser solicitada em qualquer Biblioteca do Sistema, bastando informar o número de matrícula. Será fornecida caso o usuário esteja com a situação regular na Biblioteca, ou seja, sem materiais pendentes ou débitos.

Esqueci ou desejo alterar minha senha. O que fazer?
Dirigir-se à Biblioteca para cadastrar nova senha ou alterá-la, portando documento de identidade, onde preencherá documento em que informará o motivo da alteração da senha.