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PROAD

A Pró-Reitoria de Administração tem como objetivo proporcionar condições para o desenvolvimento das atividades fins da UFCA, assegurando as condições para o adequado funcionamento e apoio logístico para os serviços de compras e comunicação, executando a gestão patrimonial com base nos princípios de uso racional dos recursos públicos e possibilitando a realização das atividades universitárias de forma integrada com os condicionantes ambientais e em sintonia com os interesses da sociedade. 
 

Como acessar seus serviços? 

Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h 
Por telefone: (88) 3221-9220 
Por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Presencialmente: Centro Multiuso de Juazeiro - Vapt-Vupt - 3º andar - Juazeiro do Norte - CE 
Site: http://www.ufca.edu.br/portal/a-ufca/organizacao-administrativa/proad  
 

Estrutura Organizacional

  1.  Coordenadoria de Contratos, a qual compete: 

  • Gerenciamento geral dos contratos e atas de registro de preços, inclusive os contratos de concessão de uso de imóveis, no que se refere ao controle de prazos;
  • Elaboração de termos aditivos e apostilamentos;
  • Solicitação de designação de gestores e fiscais dos contratos;
  • Preparação de portarias de fiscalização de contratos;
  • Elaboração de documentos para instrução dos processos de alteração contratual, bem como fornecimento de orientações e informações às unidades gestoras;
  • Análises de processos e controle de pagamentos relativos aos contratos de concessão de uso de imóveis.
  • Prestar orientação aos coordenadores na elaboração do projeto no que diz respeito aos recursos orçamentários;
  • Registrar no SIAFI e acompanhar a execução de termos de cooperação nos quais a UFCA seja o concedente;
  • Acompanhar a execução de termos de cooperação e similares oriundos de recursos federais;
  • Acompanhar a execução e prestação de contas dos convênios celebrados com instituições não federais que envolvem repasse de recursos;
  • Analisar e apurar saldos orçamentários e financeiros dos projetos para fins de devolução na finalização do período de vigência, como também no encerramento do exercício fiscal;
  • Controlar a vigência dos convênios e similares e seus termos aditivos, mantendo os coordenadores e fiscais do projeto informados com três meses de antecedência;
  • Acompanhar a prestação de contas de convênios e termos de cooperação para encaminhamento aos órgãos ou entidades competentes;
  • Arquivar, separadamente, a documentação pertinente à execução dos projetos;
  • Efetuar as providências referentes a saldos de empenho e financeiros apurados na prestação de contas de contratos referente a recursos de termos de cooperação;
  • Enviar os contratos e termos aditivos às empresas, para assinatura;
  • Publicação via SICON ou INCOM (Imprensa Nacional) de Extrato de Contrato, Termos Aditivos e Atas;
  • Encaminhar aos fiscais dos contratos: Portaria de Nomeação, cópia de Contrato/Termo Aditivo/Apostilamento, cópia da garantia contratual;
  • Encaminhar para as empresas via do Contrato ou Termo Aditivo e publicação;
  • Publicar e atualizar as informações relacionadas ao setor no site oficial da UFCA;
  • Gerar e acompanhar os cronogramas no SIASG/SICON;
  • Aditivar e registrar os valores no SICON;
  • Oferecer suporte técnico quanto às medições no Sistema SIASG;
  • Manter atualizadas as informações para a gestão dos contratos;
  • Realizar o acompanhamento da vigência dos contratos e demais prazos estabelecidos, junto aos fiscais;
  • Efetuar o controle e o acompanhamento das garantias contratuais;
  • Notificar as empresas quanto a prestação das garantias;
  • Encaminhar cópias das garantias contratuais ao setor de contabilidade, para registro no Sistema SIAFI.  
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h 
Por telefone: (88) 3221-9625 e (88) 3221.9626 
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Presencialmente: Campus Juazeiro do Norte - Bloco i - 4º andar - sala i401  
 
  1. Coordenadoria de Contabilidade e Finanças, a qual compete: 

  • Emitir e controlar as notas de empenho;
  • Controlar os quantitativos e saldos dos registros de preços;
  • Acompanhar e controlar a execução orçamentária, com base em seus registros e demonstrativos fornecidos pelas unidades sob seu controle;
  • Receber e conferir os processos licitatórios para fins de emissão das respectivas notas de empenho;
  • Proceder, no final de cada exercício, ao levantamento de restos a pagar, correspondentes ao exercício que se encerra;
  • Realizar a manutenção de saldos de restos a pagar de anos anteriores;
  • Coordenar, supervisionar e dirigir a contabilidade orçamentária, financeira e patrimonial,
  • Fazer registro da liquidação da despesa; ◦ Orientar a aplicação do Plano de Contas;
  • Registrar sinteticamente os atos e fatos de natureza contábil;
  • Efetuar a análise das operações contábeis;
  • Realizar análise diária dos atos e fatos da gestão orçamentária e financeira (Conformidade de Gestão);
  • Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos Contábeis;
  • Elaborar e manter atualizados os relatórios contábeis;
  • Promover as prestações, acertos e conciliação de contas;
  • Participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno;
  • Elaborar e acompanhar a execução do orçamento;
  • Prestar assessoria e preparar informações econômica e financeira;
  • Atender às demandas dos órgãos de fiscalizadores;
  • Receber, classificar, arquivar e zelar pela segurança dos processos e documentos encaminhados para o arquivo;
  • Efetuar o registro de entrada e saída de documentos no sistema;
  • Receber solicitação de desarquivamento por meio de formulário; 
  • Atender ao público na realização de pesquisas do acervo da UFCA existente no setor;
  • Resguardar o sigilo absoluto sobre arquivos que comportem matéria de natureza confidencial ou reservada.   
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h 
Por telefone: (88) 3221-9224  
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Presencialmente: Centro Multiuso de Juazeiro - Vapt-Vupt - 3º andar - Juazeiro do Norte - CE  
 
  1. Coordenadoria de Licitação, a qual compete: 

  • Analisar conteúdo e adequações do Termo de Referência;
  • Aplicar check-list para verificação da conformidade documental na instrução dos processos;
  • Elaborar despachos para os setores demandantes, quando há necessidade de alteração na instrução do processo;
  • Controlar o andamento de processos e seu encaminhamento aos respectivos destinos, com registro de cada trâmite obedecido;
  • Atender e informar as partes interessadas sobre o andamento de processos e documentos;
  • Receber processos e elaborar editais de licitação;
  • Encaminhar editais de licitação para a emissão de parecer jurídico, efetuando, após aprovação, a publicação dos mesmos;
  • Realizar consultas junto ao setor interessado no produto ou serviço a ser contratado, visando esclarecer dúvidas relacionadas à qualidade e ao atendimento das especificações constantes no edital da licitação;
  • Encaminhar à Pró-Reitoria os processos licitatórios conclusos para homologação;
  • Providenciar o saneamento de processos licitatórios decorrentes das diligências realizadas por comissão especial responsável pela análise de cada processo antes de sua homologação;
  • Promover reuniões para analisar e julgar a documentação relativa à habilitação de todos os licitantes e as propostas dos concorrentes habilitados;
  • Receber e julgar recursos interpostos relacionados às fases de habilitação e de julgamento de proposta dos concorrentes;
  • Efetuar, quando julgar necessário, diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo;
  • Receber, analisar e julgar os pedidos de credenciamento de licitantes no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf;
  • Acolher, julgar e responder a impugnações de edital nos termos da legislação vigente;
  • Promover o credenciamento dos licitantes interessados em participar de sessão pública de pregões presenciais;
  • Receber, examinar e julgar propostas de preço e documentos de habilitação referentes aos pregões eletrônicos e presenciais;
  • Promover, quando necessário, diligências destinadas a esclarecer ou s complementar a instrução do processo.  
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h 
Por telefone: (88) 3221-9221 
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  1. Coordenadoria de Materiais e Patrimônio, a qual compete: 

  • Organizar e manter o registro analítico dos bens patrimoniais de propriedade da UFCA, contendo todos os elementos necessários à perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis por sua guarda e movimentação;
  • Atribuir para toda a UFCA os números de registro patrimonial dos bens móveis, imóveis e semoventes cadastrados;
  • Diligenciar no sentido de serem identificados por placas, etiquetas ou outros recursos semelhantes os bens móveis, imóveis e semoventes da UFCA;
  • Adotar medidas necessárias à incorporação (tombamento) de bens móveis, imóveis e semoventes de propriedade da UFCA, bem como relativas a seu completo cadastramento;
  • Promover a identificação e triagem dos bens móveis, imóveis e semoventes suscetíveis de baixa, orientando quanto à abertura de processos e ao acompanhamento de sua tramitação;
  • Proceder à incorporação do material permanente de propriedade da UFCA, adquirido sob qualquer modalidade, à vista de documentação permanente;
  • Acompanhar as alterações de quaisquer dados cadastrais relativos aos bens móveis, imóveis e semoventes, fornecendo os elementos necessários para atualização dos assentamentos de controle patrimonial;
  • Supervisionar a emissão periódica dos termos de responsabilidade e a emissão anual dos inventários físicos propondo as medidas corretivas adequadas, de acordo com a legislação vigente;
  • Receber, conferir e examinar o material adquirido;
  • Providenciar a realização de testes para verificar o cumprimento dos requisitos técnicos a serem satisfeitos pelos materiais adquiridos;
  • Aceitar ou rejeitar material entregue pelos fornecedores;
  • Registrar no sistema informatizado a movimentação de entrada e saída de material;
  • Acondicionar e estocar material sob condições tais que não modifiquem sua qualidade ou seu estado físico;
  • Elaborar relatório mensal de material existente;
  • Fazer o inventário anual de material de consumo, em estoque, do Almoxarifado;
  • Providenciar e controlar a entrega de material aos órgãos requisitantes;
  • Conferir e certificar as faturas de material adquirido e recebido;
  • Informar e disponibilizar, pelo sistema informatizado, as despesas mensais de cada órgão;
  • Manter atualizados o cadastro de fornecedores e o catálogo de materiais e serviços e expedir os Certificados de Regularidade de Situação Jurídico-Fiscal;
  • Receber os pedidos de compras de material permanente e de consumo, ordenando, registrando e promovendo seu atendimento de acordo com as normas vigentes;
  • Orientar e controlar as atividades relativas ao registro cadastral de habilitação de fornecedores;
  • Atender e orientar os fornecedores quanto às formalidades exigidas nas contratações e na habilitação cadastral do SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores;
  • Elaborar os termos de referência e instruir os processos administrativos para aquisição de materiais permanentes e de consumo da PROAD, observando as exigências de prazo e legislação pertinente a cada caso;
  • Atender, orientar e informar os contratados e as divisões solicitantes acerca das aquisições;
  • Consultar o catálogo de materiais via sistema SICAF do governo Federal.  
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h 
Por telefone: (88) 3221-9222, (88)3221-9223 e (88)3221-9662 
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Presencialmente: Campus Juazeiro do Norte - Bloco F    
 
  1. Coordenadoria Executiva, a qual compete: 

  • Prestará assessoria direta ao Pró-Reitor quanto às questões de legalidade para o bom desenvolvimento dos trabalhos;
  • Analisará os processos de licitação para correção de possíveis diligências administrativas (CPACPL – Comissão Permanente de Análise de Conformidade de Processos Licitatórios);
  • Acompanhará a execução do orçamento;
  • Analisará e despachar os processos oriundos de diversas unidades;
  • Auxiliará em assuntos sobre legislação;
  • Auxiliará em assuntos sobre normas;  
  • Auxiliará em assuntos sobre procedimentos;  
  • Prestará apoio, informações e gerar relatórios atinentes à contabilidade, finanças, patrimônio, material, arquivo e licitações;
  • Zelará pela conservação dos materiais, equipamentos e instalações da Pró-Reitoria;.
  • Prestará assessoramento direto e imediato nos assuntos relativos a controle interno;
  • Analisará o preenchimento de documentos, promovendo diligências quando necessárias;
  • Executará outras atividades afins ou correlatas no âmbito de sua competência.
  • Conferirá documentações (checklist);
  • Acompanhará o processo até sua finalização;
  • Fornecerá suporte interno e externo no processo de elaboração e manutenção de manualização e modelagem dos processos inerentes à Pró-Reitoria;  
  • Analisará e acompanhar a implantação de sistemas informatizados no âmbito da Pró-Reitoria;
  • Institucionalizará procedimentos, facilitando a fixação de padrões; e definir normas, objetivos e atribuições da Pró-Reitoria, junto a seus membros;
  • Definirá normas, objetivos e atribuições da Pró-Reitoria, junto a seus membros.   
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h 
Por telefone: (88) 3221- 
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Presencialmente: Centro Multiuso de Juazeiro - Vapt-Vupt - 3º andar - Juazeiro do Norte - CE