Início do Conteúdo

Seminário DINTER - Programação e Palestrantes

Programação


Dia 16/12/2016 - Sexta-feira:
  • • 08:00 - Abertura;

  • • 08:30 - Palestra: “Crise Hídrica no Cariri: cenários e perspectivas”

Palestrante: Iarley Brito (Presidente da SAAEC)

Debatedor: Geovani Tavares (UFCA)

  • • 10:00 – 12:30: Apresentação dos Projetos (Bloco 1)

DOUTORANDO

TEMA

DEBATEDOR

Ingrid Mazza Matos Ramos
O uso das tecnologias sociais para o desenvolvimento territorial – a comunicação voltada para a educação
Dr. Jeová Torres
Administrador, Doutor em Administração e Professor da UFCA
Waléria Maria Menezes de Morais Alencar
Juventude rural e permanência no Campo: Um estudo sobre a  juventude  e sua construção enquanto agente político no território da cidadania do Cariri.
Dra. Laudeci Martins
Economista, doutora em Educação, professora da URCA
Geovani de Oliveira Tavares
Ocupação dos territórios Quilombolas no cariri: regularização fundiária e acesso a terra
Sr. José da Guia Marques
Antropólogo do INCRA

 

  • • 12:30 – 13:30: Intervalo;

  • • 13:30 – 15:30: Apresentação dos Projetos (Bloco 2)

DOUTORANDO

TEMA

DEBATEDOR

Cristiano Viana Cavalcanti Castellao Tavares
Juazeiro do Norte no caminho da terceira revolução industrial e das energias renováveis
Jaime Romero
Sócio-diretor da Unileão
Milton Jarbas Rodrigues Chagas
Análise dos impactos socioambientais através do ciclo de vida: um estudo nas indústrias calçadistas do Cariri Cearense
Múcio Marcos Silva Nóbrega
Engenheiro de Materiais, Dr. em Engenharia de Processos. Professor da UFCA.
 
  • •  15:00 – 17:00 Apresentação dos Projetos (Bloco 3)

DOUTORANDO

TEMA

DEBATEDOR

Augusto de Oliveira Tavares
PARTICIPAÇÃO SOCIAL E MEIOAMBIENTE: uma análise da efetividade da participação nos conselhos municipais de meio ambiente na Região Metropolitana do Cariri Cearense
Sr. Antônio Joelmir Pinho
Gestor Público-Social
Diretor Geral da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa - EPUCA
Francisco Ildisvan Araújo
Consórcios Municipais: Desafios e Oportunidades para a região Metropolitana do Cariri
Prof. Dr. Eduardo Vivian da Cunha
Docente do Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável e da graduação em Administração Pública da UFCA.

 

  • •  17:30 – 18:30 Intervalo;

  • •  18:30 - Palestra: “Semiárido Nordestino: mudanças e permanências”

Palestrante: Dra.Tânia Bacelar (UFPE)

Debatedor: Prof. Dr. Joao Nildo Vianna (UnB/CDS)

  • •  21:00 - Encerramento

 

Palestrantes


 

DRA. TÂNIA BARCELAR DE ARAÚJO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do Recife (1966), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1967), Diploma de Estudos Aprofundados - D.E.A. pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1977) e doutorado em Economia Pública, Planejamento e organização do espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1979). Exerceu vários cargos públicos e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, sendo também sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento

Msc. JOSÉ YARLEY BRITO GONÇALVES

Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco - Instituto de Geociências (1975). Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri, ex-gerente da COGERH – Sub-bacia do Rio Salgado e atual presidente da SAAEC - Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato.

Prof. Convidado

DR. JOÃO NILDO DE SOUZA VIANNA

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPA, mestre em Termociências pela UFSC, mestrado em Energètique - Université Paris VI / ENSAM, doutor pela École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers-ENSAM-Paris. Professor convidado da ENSAM-Paris. Professor convidado da Universidade de Aveiro, Portugal. Professor convidado da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é membro do Comitê Consultivo do CNPq, Consultor da CAPES e da FAP-DF. Pesquisador Associado da UnB. Professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia- UFAM.

Doutorandos UnB-CDS/UFCA

AUGUSTO DE OLIVEIRA TAVARES

Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pelo PPGCDS-UNB, cientista Social pela UECE com mestrado em Sociologia pela UFCA, professor assistente da UFCA, coordenador do curso de Administração Pública/UFCA, Coordenador da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares Solidários (ITEPS) e Diretor de extensão da ANEPCP (Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas), atua com os temas: Democracia, Participação Social e Economia Solidária.

CRISTIANO VIANA CAVALCANTI CASTELLAO TAVARES

Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pelo PPGCDS-UNB. Graduado em Administração de Empresas pela UFC (1996), Especialista em Gerência de Marketing pela UECE (2000) e Mestre em Administração de Empresas pela UECE (2006). Administrador com experiência nas empresas Coca-Cola, TIM e C&A. Atualmente é servidor público federal, sendo Administrador na Universidade Federal do Cariri e Professor Universitário de Administração de Empresas. Possui seis livros publicados.

FRANCISCO ILDISVAN ARAÚJO

Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pelo PPGCDS-UNB, mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, bacharel em Ciências da Computação pela UFC. Pós-graduado em Gestão de Projetos de T.I, Docência do Ensino Superior e Tecnologias Java. Servidor da UFCA no cargo de Analista de Tecnologia da Informação, exercendo a função de Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica e Pró-Reitor Adjunto da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento.

GEOVANI DE OLIVEIRA TAVARES

Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pelo PPGCDS-UNB, graduado em Direito pela e mestre em Direito Constitucional pela UFC, especialista em Regularização Fundiária, em Direitos Humanos e Mediação de Conflito. É professor efetivo da UFCA. Foi ouvidor da UFCA e tem experiência nas áreas: Sociologia do Direito, Direito Administrativo, Trabalhista, Tributário, Agrário, Previdenciário, Consumidor, Criança e Adolescente, violência, espaço público, segurança pública e privada, Direito Ambiental e Direitos Humanos.

INGRID MAZZA MATOS RAMOS

Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável pelo PPGCDS-UNB, mestre em Administração Universidade Estadual do Ceará (UECE/2009); Especialista em Administração e Marketing (FIC/2008) e Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR/2004). Atualmente é professora efetiva da UFCA e Coordenadora da Coordenadoria de Articulação com o Mundo do Trabalho.