Início do Conteúdo

Boletim informativo


N° 03/2016
View this email in your browser

PRPI divulga edital para publicação de E-book em comemoração aos dez anos da UFCA

   A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri tornou público edital para publicação de coletânea memorial no formato e-book. O projeto tem como objetivo rememorar os dez anos de instalação da universidade, desde sua fundação como Campus Cariri da Universidade Federal do Ceará, tornando-se UFCA em 2013.

    A produção do livro digital será realizada através de uma parceria entre docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFCA. Interessados devem submeter memorial à coordenação do curso que, após consulta ao colegiado, encaminhará uma única proposta selecionada entre as demais.

    As submissões podem ser feitas até 5 de novembro por meio de um formulário de inscrição - anexo ao edital - entregue à PRPI, que atuará na edição. Outras informações podem ser encontradas no Edital 
 Edital 07/2016-PRPI/UFCA.

Divulgado resultado das bolsas PIBITI
 
A Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação divulgou em 10 de agosto o resultado do programa institucional de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação  - PIBITI. 
Ao todo foram selecionados seis projetos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências sociais Aplicadas, Ciências Exatas da Terra e Engenharias.
O PIBITI visa proporcionar ao bolsista, orientado por professor pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, contribuindo para a formação e o engajamento do estudante nas áreas de tecnologia e inovação. A vigência da bolsa é de 12 meses, iniciado no mês de agosto de 2016.
PRPI lança edital PCDP 

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação lançou edital para o Programa de Concessão de Diárias e Passagens (PCDP), que tem como objetivo incentivar a divulgação de trabalhos científicos produzidos no âmbito da universidade direcionados aos mais diversos encontros científicos no país.
Em julho de 2016 a equipe da PRPI realizou um minicurso com o intuito de aprimorar a utilização do programa. As regras para solicitação do benefício e demais orientações podem ser consultadas conforme a portaria Nº 003/15 de 09 de junho de 2015, disponível no endereçohttp://www.ufca.edu.br/portal/pesquisa-e-inovacao/documentos/pcdp.


 

 

N° 02/2016
View this email in your browser
PRPI realiza curso de formação para o programa de concessão de diárias e Passagens (PCDP)
 
     A equipe de servidores, terceirizados e bolsistas da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI /UFCA) realizou um minicurso a fim de aprimorar a utilização do Programa de Concessão de Diárias e Passagens (PCDP).

     O PCDP tem como objetivo incentivar a divulgação de trabalhos científicos produzidos na UFCA, nos mais diversos encontros científicos realizados no país. Com essa iniciativa, a PRPI busca promover a participação de docentes e técnicos administrativos em congressos, seminários, fóruns, colóquios e demais encontros que tenham por objetivo o compartilhamento da produção científica por meio da divulgação de trabalhos acadêmicos.

     Segundo José Marcio da Silva Alves, administrador da PRPI,  “Uma das formas de fomentar a pesquisa na universidade é possibilitando que professores e técnicos participem de congressos e eventos acadêmicos, através da concessão do auxilio diárias e passagens. Para tanto, é necessário que o corpo técnico da PRPI esteja capacitado para efetivar tal demanda”.

     Para aqueles que pretendem solicitar o benefício, devem ler asorientações e preencher o formulário de PCDP disponibilizados no endereço abaixo http://www.ufca.edu.br/portal/pesquisa-e-inovacao/documentos/pcdp  anexando os documentos comprobatórios de acordo com o evento pretendido

PRPI torna público o edital PIBITI 
 
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tornou público o edital do programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI 2016/2017. 

Entre os dias 25 e 29 de julho foram submetidos os projetos. O PIBITI visa proporcionar ao bolsista, orientado por professor pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, contribuindo para a formação e o comprometimento do estudante nos setores de tecnologia e inovação. A bolsa tem vigência de 12 meses, iniciando em agosto de 2016

Todos os documentos estão disponíveis na página da PRPI, no endereço 
http://www.ufca.edu.br/portal/pesquisa-e-inovacao/pesquisa/iniciacao-cientifica
Para mais informações sobre o PIBITI acesse http://cnpq.br/pibiti


 

 

 

Nº 01/ 2016
I Fórum de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Cariri
 
O I Fórum de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), realizado de 15 à 17 de junho, reuniu professores, pesquisadores, estudantes e setor produtivo com o propósito de debater acerca de práticas e inovações científicas.

Durante o Fórum houve apresentação de trabalhos científicos selecionados pelo II Encontro de Iniciação Científica da universidade, os autores, estudantes de cursos de graduação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e do Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica – PIBITI, concorreram à premiação e menção honrosa.

Segundo o pró-reitor da PRPI, Francisco José de Paula Filho o Fórum alcançou o seu maior objetivo de aproximar as diversas áreas de conhecimento da Universidade e possibilitar o diálogo de estudantes e pesquisadores com o setor produtivo. “A importância do I Fórum de Inovação e Empreendedorismo para UFCA, reside no fato de que a gente começou a dar visibilidade às ações empreendedoras na universidade, já vínhamos trabalhando com os grupos e projetos de pesquisa, neste ano resolvemos focar na questão do empreendedorismo, levando em conta a atual situação do país, temos na inovação e no empreendedorismo uma maneira de driblar as dificuldades associadas à crise econômica nacional”, declara o pró-reitor.

Diálogos Transversais
 

Na sua terceira edição o projeto contemplou o tema “Escrita e Resistência”, possibilitando o debate entre literatura, política e filosofia.

Os professores convidados Camila Prado e Elvis Pinheiro impulsionaram o debate discutindo o ato de escrever não apenas como forma de expressão, mas como um modo de resistir politicamente.

Os Diálogos Transversais é uma iniciativa da  PRPI, no intuito de possibilitar a troca de conhecimento e favorecer a aproximação dos diversos cursos da UFCA. O projeto acontece com periodicidade mensal trazendo sempre temáticas variadas, para o diálogo e troca de experiências.