Início do Conteúdo

Mapa e Objetivos Estratégicos

Quarta, 28 Outubro 2015 16:16

Mapa Estratégico


No Mapa Estratégico da UFCA, os Objetivos Estratégicos da Perspectiva de Processos Internos estão distribuídos em subgrupos (Atuação articulada para a sustentabilidade; Eficiência; Relacionamento Institucional; e Gestão e Inovação) que destacam aspectos comuns entre alguns objetivos de uma mesma perspectiva.

 

Objetivos Estratégicos


A missão, a visão e a estratégia da UFCA foram traduzidos em desafios institucionais ou Objetivos Estratégicos, e estruturados sob as Perspectivas de Resultados (Sociedade); de Processos Internos; de Aprendizado, Crescimento e Inovação (Pessoas e Tecnologia); e Financeira (Orçamento), as quais mantêm uma relação de causa e efeito, segundo a metodologia BSC.

 

Perspectiva de Resultados: Sociedade

Atuar para que as ações da UFCA tenham impacto significativo na dinâmica do desenvolvimento socioeconômico e na cultura local. Esta atuação deve ser pautada pelo respeito à diversidade cultural e às praticas já existentes, sem, contudo, abrir mão de uma perspectiva crítica e da proposição de novos modelos e soluções para os dilemas existentes na região.

Auxiliar a formação de cidadãos com responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento sustentável, cientes das dimensões cultural, ambiental e socioeconômica.

 

Perspectiva de Processo Internos: Atuação articulada para a sustentabilidade (ensino, pesquisa, extensão e cultura)

Buscar o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura, ao mesmo tempo em que se promove a articulação entre estas dimensões, tendo-se em vista os objetivos comuns da universidade. Esta articulação deve ocorrer reconhecendo e potencializando as especificidades de cada pró-reitoria fim, assim como suas ações particularidades.

Aumentar o número de vagas discentes na UFCA com a implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação e expansão dos cursos já existentes, visando ao cumprimento do papel transformador e desenvolvedor do território no qual está inserida a universidade federal do cariri. Cumpre ressaltar que a melhoria dos cursos já existentes também deve ser foco permanente.

 

Perspectiva de Processo Internos: Eficiência

Fazer com que as estratégias didático-pedagógicas descritas nos ppcs dos cursos gerem impacto positivo no processo de aprendizagem do aluno, não só na dimensão quantitativa, mas também qualitativa.

Prover sistemas de informação capazes de apoiar a gestão na tomada de decisão, tendo como foco principal a melhoria no ensino, pesquisa, extensão e cultura.

 

Perspectiva de Processo Internos: Relacionamento Institucional

A UFCA é parte da sociedade e suas ações acadêmicas terão como finalidade a obtenção de resultados em benefício da comunidade. A universidade desenvolverá sua inserção e contribuição social por meio de ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que contribuam para o diálogo com os diversos atores e segmentos sociais, e a apresentação de alternativas para os problemas socioambientais caririenses. Divulgar a UFCA e promover a interação com organismos e instituições internacionais por meio de acordos de cooperação, objetivando fomentar as atividades acadêmicas em âmbito internacional e possibilitar o intercâmbio de pessoas.

Assegurar o direito à informação à comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnico-administrativos) e para o público externo da UFCA, inserindo-a no circuito de divulgação da educação pública brasileira, sob os pilares da acessibilidade, internacionalidade, responsabilidade social e eficiência.

 

Perspectiva de Processo Internos: Gestão e Inovação

Promover boas práticas de governança pública na instituição, levando em consideração princípios norteadores tais como cumprimento de leis, qualidade dos serviços prestados, transparência e gerenciamento de riscos. Proporcionar o acesso e o diálogo da comunidade acadêmica e da sociedade em geral junto aos gestores, viabilizando uma gestão efetivamente participativa.

Promover boas práticas de gestão pública e universitária com foco na melhoria contínua dos fluxos organizacionais, atendendo a critérios de avaliação da eficiência e da efetividade dos processos administrativos. Os modelos, métodos e sistemas de gestão devem permitir a integração das unidades e a desburocratização das atividades administrativas, apoiando a implementação da estratégia institucional e permitindo o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e das informações fornecidas à comunidade interna e à sociedade em geral.

Realizar o planejamento e a gestão da estratégia institucional como um processo integrado e participativo que envolva os setores e as pessoas no desenvolvimento e na avaliação dos programas, projetos e iniciativas estratégicas. A gestão estratégica deve apoiar as unidades acadêmicas e administrativas na elaboração, execução e acompanhamento de planos e ações alinhados e integrados ao planejamento estratégico institucional.

 

Perspectiva Aprendizado, Crescimento e Inovação: Pessoas e Tecnologia

Analisar as unidades acadêmicas e administrativas em relação à qualificação e quantificação do quadro de servidores existentes, identificando as não conformidades e equalizando as competências inerentes a cada cargo, distribuindo os servidores de acordo com as competências necessárias e as atribuições a serem desempenhadas.

Criar uma política de capacitação contínua e progressiva entre os servidores, baseada na gestão por competências visando à estratégia da instituição. Refere-se à participação dos servidores em capacitações e qualificações internas e externas, de curta, média e longa duração a fim de oportunizar a formação e aperfeiçoamento da gestão e dos servidores docentes e técnico-administrativos. As capacitações devem atender ao plano anual de capacitação com ações específicas para o desenvolvimento de competências.

Contribuir com a realização de atividades que visem o fortalecimento da imagem da instituição, atraindo pessoas com competências que atendam as estratégias da universidade e a valorização do servidor através de ações voltadas para a qualidade de vida e incentivo ao seu desenvolvimento, a fim de construir um ambiente organizacional favorável ao crescimento e à realização das pessoas.

Adequar os espaços físicos existentes e dimensionar os futuros de maneira a atender as necessidades pontuais e coletivas da comunidade acadêmica, comprometendo-se com o conforto, modernidade e uso de novas tecnologias construtivas que utilizem os recursos naturais de forma inteligente para atingir gradativamente a sustentabilidade.

 

Perspectiva Financeira: Orçamento

Elaborar e executar o planejamento e a gestão orçamentária institucional, como um processo integrado com foco no desenvolvimento econômico e sustentável além de buscar alternativas para captação de recursos adicionais que não estejam previstos no orçamento anual e acompanhar a variação orçamentária para melhor aplicação dos recursos disponíveis.

Lido 4994 vezes