Início do Conteúdo
Sexta, 11 Abril 2014 15:52

Cronograma de Atividades do PEI


 Histórico - Memorial Descritivo de Atividades do PEI


•  FEVEREIRO / DEZEMBRO

A Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) iniciou o projeto de Elaboração dos Planos Estratégicos e Pedagógicos das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFCA com a participação e contribuição de toda comunidade acadêmica e sociedade civil. A construção desses planos é de extrema importância para a instituição, pois definirá a atuação para os próximos cinco anos de todas as unidades acadêmicas e administrativas da nossa instituição.

A partir dos elementos do Referencial Estratégicos (Missão, Visão e Valores) e do Mapa Estratégico da UFCA (com os objetivos que representam os grandes propósitos da Universidade), bem como dos Indicadores, Metas e Projetos Estratégicos de dimensão institucional definidos no âmbito de elaboração do PEI UFCA 2025 e do PDI UFCA 2020, é também de fundamental importância a identificação de outras formas de contribuir com a estratégia geral da instituição, por meio de iniciativas desenvolvidas em cada uma das unidades acadêmicas bem como das unidades administrativas.

Plano de Desenvolvimento das Unidades Acadêmicas em Andamento:

IFE, CCAB, CCSA, IISCA, FAMED e CCT.

Plano de Desenvolvimento das Unidades Administrativas em Andamento:

SIBI

• AGOSTO

No dia 27/08/18 foi realizada a 4ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) com a seguinte pauta:

- Avaliação do desempenho da Execução dos Projetos estratégicos;

- Projetos com Desvio de Avanço Físico;

- Projetos sem Líderes;

- Análise do monitoramento dos objetivos estratégicos;

- Objetivos estratégicos sem monitoramento por indisponibilidade de indicadores;

- Debate sobre melhorias na forma de coleta dos indicadores.

• JULHO

A aprovação do documento final do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Cariri (PDI UFCA 2020), foi aprovado durante a 28ª reunião extraordinária do Conselho Superior Pro Tempore da UFCA, em 06 de julho de 2017. O documento, elaborado colaborativamente com todos os setores, sob a coordenação da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), traça as ações da UFCA de 2016 a 2020.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi desenvolvido de maneira alinhada ao Eixo Estratégico Educação de Qualidade como Caminho para a Cidadania e o Desenvolvimento Social e Econômico e aos objetivos do Programa Temático Educação de Qualidade para Todos do Plano Plurianual 2016-2019 do Governo Federal, instituído pela Lei nº 13.249, de 13 de janeiro de 2016.

JUNHO

Envio da Versão Preliminar do PDI UFCA 2020 para apreciação do CONSUP

 

• MAIO / JUNHO

Reestruturação e atualização de Projetos Estratégicos

Como procedimentos Pós-RAE, foram realizadas reuniões, com a facilitação da Proplan/CPGE e a participação de gestores das áreas e líderes responsáveis por cada projeto remanescente no portfólio, para reestruturação e atualização dos mesmos, com base nas decisões e encaminhamentos da Segunda RAE, visando ainda incorporação desses novos conteúdos à Versão Preliminar do PDI UFCA 2020. Assim, todos os projetos remanescentes no Portfólio, foram ainda reestruturados e os seus Termos de Abertura redefinidos, com relação ao seus escopo, as atividades, o cronograma e os resultados previstos.

 

• ABRIL / MAIO

Segunda RAE - Reunião de Avaliação da Estratégia da Estratégica

Nos dias 26 de abril e 03 maio de 2017, foi realizada a segunda RAE - Reunião de Avaliação da Estratégia visando a revisão e reestruturação do Portfólio de Projetos Estratégicos. Durante os dois momentos, todos os projetos do portfólio foram reavaliados e revisados pelo Comitê de Planejamento Institucional com a intenção de adequação e atualização do mesmo às evidentes mudanças conjunturais e institucionais ocorridas desde a concepção e elaboração desses projetos. Na ocasião, a relação dos projetos do portfólio foi reavaliada considerando novos critérios de prioridade baseados em riscos e nas novas condições orçamentárias. Com isso,  um projeto foi descontinuado, três projetos foram requalificados como projetos setoriais, e duas novas iniciativas foram incorporadas ao portfólio. 

 

• FEVEREIRO / MARÇO

Revisão e Atualização de Ações, Prazos e Metas do PDI UFCA 2020

Durante os meses de fevereiro e março de 2017, foram realizadas revisões e atualizações de ações, prazos,  técnicas no conteúdos dos capítulo do PDI com base nas sugestões e críticas registradas durante a Consulta Pública ao Documento Básico do PDI UFCA 2020.

• SETEMBRO A DEZEMBRO

Revisão Técnica e Consolidação de Conteúdos do PDI  - Pós Consulta Pública

Durante os meses de setembro a dezembro de 2016, foram realizadas pela Proplan e por todas as áreas da UFCA, revisões e completações técnicas no conteúdos dos capítulo do PDI com base nas sugestões e críticas registradas durante a Consulta Pública ao Documento Básico do PDI UFCA 2020.

• JULHO / AGOSTO

Consulta Pública do PDI

A Consulta Pública ocorreu durante os meses de julho e agosto de 2016 e teve como objetivo apresentar e consultar a comunidade sobre a proposta de Documento Base do PDI da UFCA 2020, elaborada coletivamente pela gestão, corpo técnico e docentes da UFCA. As dúvidas, comentários e sugestões para o texto do Documento Base foram feitas por qualquer membro da comunidade acadêmica ou sociedade em geral previamente identificadosCada participação foi feita por meio de Sugestões ou Emendas que deveriam referenciar um determinado conteúdo (texto, gráfico, figura etc) de um item estrutural do documento (capítulo, sub-capítulo, tópico ou parágrafo).

• JUNHO

PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional (Entrega da 3ª Versão - Documento Base)
Conforme o cronograma acordado em Abril de 2015, todos os setores realizaram a entrega da 3ª versão do PDI, atualizada de acordo com os comentários gerados na segunda versão pela Consultoria que auxiliava a UFCA nesta atividade.
 
Programa de Integração Acadêmica
No dia 22, a CPGE/PROPLAN coordenou várias reuniões com o intuito de estruturar um Programa que integrasse as atividades fins da UFCA. O Programa de Integração Acadêmica visa promover o gerenciamento de um grupo de projetos e programas inter-relacionados de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, obtendo benefícios e controle, assim como uma maturidade de políticas e governança que promovam o alinhamento de ações, planejamento e execução de planos da UFCA. Na fase de estruturação do Programa, são levantadas as possíveis ações de integração, listagem, descrição e estruturação dos projetos e programas e a construção de um documento oficial com todas as informações necessárias sobre as atividades, assim como a portaria de criação. Este programa, se aprovado pelo comitê executivo do Planejamento Estratégico da Instituição, será desenvolvido e acompanhado como mais um projeto estratégico da Universidade. 
 

3ª Pré-Reunião de Avaliação da Estratégia  (Pré-RAE)

Com a presença das lideranças, ou de servidores que pudessem substituí-los, no dia 28 foi realizada a terceira Pré-RAE. Desta vez, a temática abordada foi a análise dos 40 Indicadores Estratégicos da Universidade e status/andamento dos Projetos Estratégicos. 
 
Reunião de Avaliação da Estratégia
No dia 30, foi realizada a primeira RAE da UFCA.  A reunião de Avaliação da Estratégia representa a "fotografia" da  instituição no momento com relação aos resultados produzidos. Esta reunião possibilita o debate construtivo e a busca de soluções para as situações que aconteceram no momento da implantação da estratégia. Fez-se um resumo de todas as atividades executadas até a data e a todo o comitê executivo foram apresentados os resultados da Coleta de dados para Indicadores Estratégicos (base histórica e metas até 2018). No mesmo momento, foram entregues o resultado os livros institucionais da UFCA: PDI UFCA 2020 e PEI UFCA 2025. 
 
 

• MAIO

2ª Pré-Reunião de Avaliação da Estratégia  (Pré-RAE)
Com a presença das lideranças, ou de servidores que pudessem substituí-los, no dia 05 foi realizada a segunda Pré-RAE. Desta vez, a temática urgente de controle era o Monitoramento dos Indicadores Estratégicos e a Avaliação dos textos elaborados para o PDI da Universidade. 
 
Reunião sobre Análise de Riscos
No dia 24, foi realizada reunião com o comitê executivo para a identificação, análise e planejamento de resposta aos riscos mais comuns da UFCA. A análise de riscos tem como objetivo aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos. 
 
Seminário de Ideias Acadêmicas - Apresentação do resultado ao Comitê Executivo
No dia 25, em reunião com as Pró-reitorias e, na época, o reitor interino Ricardo Ness, a Coordenação de Planejamento e Gestão Estratégica apresentou os resultados da realização dos Seminários de Ideias Acadêmicas. Foram apresentadas todas as demandas e ideias propostas pelos participantes e fez-se a solicitação de feedback para apresentar à comunidade. 
 

• ABRIL

Priorização de Portfólio de Projetos
No dia 19, uma oficina de alinhamento com o Comitê Executivo e com os Líderes de Projetos Estratégicos teve como foco a priorização e sequenciamento dos projetos (Programação Estratégica). A análise técnica sobre a contribuição individual de cada projeto para o alcance dos objetivos estratégicos permite identificar quais projetos devem ser executados a cada tempo de forma que os objetivos do portfólio sejam alcançados visando a maximização dos benefícios e a otimização na alocação integradas dos recursos da organização.  Tal análise diminui a concorrência de recursos (materiais, humanos e financeiros) entre os projetos gerando mais resultados à Instituição.
 
1ª Pré-Reunião de Avaliação da Estratégia  (Pré-RAE)
As Pré-RAE`s tem o intuito de fazer o controle concomitante da estratégia enquanto são definidos os rumos do planejamento da Instituição. No dia 20, foi realizada a primeira de um total de três Pré-RAE`s. Com a presença das lideranças e dos Líderes e colíderes de projetos estratégicos, foram realizadas as atividades de Monitoramento do Projetos Estratégicos e monitoramento do Indicadores Estratégicos. Anterior a data da reunião, foi solicitado que todos os setores fizessem a coleta de dados para apesentar os resultados alcançados até aquele momento. 
 
PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional (Entrega da 2ª Versão)
Conforme o cronograma acordado em Abril de 2015, todos os setores deveriam realizar a entrega da 2ª versão do PDI, atualizada de acordo com os comentários gerados  na primeira versão pela Consultoria que auxiliava a UFCA nesta atividade.
 

• MARÇO

PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional (Entrega da 1ª Versão)

Em reunião do Comitê Executivo do Planejamento Estratégico  Institucional – PEI, realizada em 01/12/2015, foi aprovado o Plano de Trabalho, para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, a ser realizado nos próximos 5 anos – PDI UFCA 2020. Além da apresentação da Estrutura de Conteúdos do documento, ficou definido que a elaboração do PDI se daria de forma colaborativa entre os setores e unidades da UFCA por meio do compartilhamento de responsabilidades para a redação dos conteúdos previstos na lei que regulamenta a elaboração deste livro institucional. Conforme o cronograma acordado em Dezembro do ano passado, em Março, todos os setores deveriam realizar a entrega da 1ª versão do PDI.

Curso de Gestão de Projetos

De 15 a 17, foi realizado no Campus Barbalha um curso voltado para os líderes e colíderes de projetos estratégicos. O curso abordou os conceitos básicos e apresentou maneiras de como gerenciar projetos decorrentes de um plano estratégico ou plano de governo. Ou seja, apresentou os conceitos, mecanismos e ferramentas envolvidos neste tipo de atividade.  A proposta do curso foi trabalhar estimulando a experimentação prática dos conteúdos ministrados. A lógica de aprendizagem do curso pode ser dividida em três etapas: Conhecimento (voltado para captar dos participantes a sua vivência e conhecimento sobre o tema), Prática/Reflexão (foram realizados exercícios práticos, debates e análise de estudos de caso que conduzissem os participantes a refletirem e questionarem-se sobre as técnicas e conteúdos abordados) e Fixação/Avaliação (momento para o "feedback" no qual os participantes discutiram sobre suas dúvidas, aprendizados e fizeram uma análise autocrítica sobre sua atuação).

Seminário de Ideias Acadêmicas - Realização

Com o intuito de dar conhecimento e oportunidade de participação aos  discentes e servidores que ainda não conhecem ou não se envolveram com a construção do Planejamento Estratégico, apresentou-se, nos dias 30/03 a 04/04, os principais processos e resultados produzidos na elaboração do PEI aos Campi da UFCA.  Contou-se com a colaboração de discentes, docentes e técnicos-administrativos para a discussão e inserção de ideias conforme os eixos temáticos do PDI de acordo com a lei que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A colaboração dos envolvidos possibilitou a integração da Universidade com a Comunidade e as ideias serão analisadas pelos setores correspondentes às demandas e às sugestões. Por tratar-se de um evento institucional, todos os seminários foram considerados Atividade Acadêmica Complementar certificada e não obrigatória.
 

• DEZEMBRO

PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
 
No dia 01 de Dezembro, foi realizada reunião, no Campus Juazeiro do Norte, para toda a alta gestão. Com base no Decreto n° 5.773/2006, ênfase no Art. 16, foi definida a Matriz de Responsabilidades para elaboração do PDI. Também foi objetivo desta primeira reunião,  o nivelamento sobre as atividades a serem realizadas por cada uma das áreas envolvidas no processo e a definição de cronograma para as entregas do PDI. O cronograma foi discutido e aprovado por todas as áreas da gestão administrativa e acadêmica.

Modelo de Gestão

No dia 02 de Dezembro de 2015, no período manhã e tarde, foi finalizada a etapa 5 de elaboração do Planejamento Estratégico da UFCA. Participaram da reunião os gestores das unidade acadêmicas e administrativas, além da presença da Reitoria. Como mecanismo de impulsionar a organização a monitorar e avaliar a estratégia desenhada, fez-se necessário a organização da operação do processo que visa garantir a observância da instituição sobre os objetivos, metas e projetos traçados. Foi apresentado o fluxo de trabalho, as instâncias de governança e suas responsabilidades para implantação do planejamento estratégico. O trabalho realizado envolveu um workshop para discussão e validação do modelo de gestão. 
 
 

• SETEMBRO
RAE - Reunião de Avaliação da Estratégia
Nos dias 24 e 25 de setembro de 2015 foi realizada uma capacitação e o desenvolvimento de atividade relacionadas com a RAE - Reunião de Avaliação da Estratégia, como atividades previstas para a Etapa 5 - Monitoramento da Estratégia do projeto de elaboração do PEI. Na ocisão, gestores e representantes dos setores administrativos e unidades acadêmicas da UFCA conheceram as premissas e o processo de monitoramento da estratégia, segundo o método BSC - Balanced Scored Card. Os conceitos foram praticados com uma simulação da Reunião de Avaliação Estratégica aplicada à situação concreta de um órgão público. 

• AGOSTO
Iniciativas Estratégicas
Durante o mês de agosto e início do mês de setembro, foram realizadas as Reuniões de Estruturação dos Projetos Estratégicos, onde cada reunião foi focada em uma das ideias de projetos propostas e tinham como objetivos: classificar a intensidade de gestão; garantir o alinhamento dos projetos aos objetivos estratégicos; selecionar os projetos estratégicos e realizar a programação estratégicas dos projetos; e elaborar o termo de abertura do projeto. Para isso, previamente, em 28 de julho, ocorreu o Workshop de Idéias de Projetos, no qual foi realizado um nivelamento conceitual sobre projetos e uma oficina para proposição e pré-seleção de ideias de projetos estratégicos a serem desenvolvidos.

Capacitação e Modelo de Desdobramento da Estratégia
Nos dias 26 a 28 de agosto de 2015, foi realizada a etapa 4 do PEI da UFCA com o desenvolvimento de atividades de Capacitação e Modelo de Desdobramento da Estratégia da UFCA. 
Esta etapa consistiu na identificação e mapeamento da contribuição de áreas de apoio para a estratégia que será definida para a UFCA. Foi demonstrado como obter o alinhamento sinérgico entre todas as partes da organização, aplicando a metodologia do Balanced Scorecard para definir, coordenar e acompanhar a implementação da estratégia, criando assim convergência produtiva e colaborativa.

• JULHO
Metas Estratégicas
A
 fase de definição de metas objetivou construir, a partir de proposta inicial elaborada, as metas estratégicas associadas aos Indicadores da UFCA. Para isso, foi realizada uma oficina nas datas de 6 a 8 de julho de 2015, em que houve um nivelamento conceitual dos participantes da oficina e definição das metas estratégicas da UFCA. No dia 08 de julho, no campus da UFCA em Juazeiro do Norte, houve também um detalhamento para elaboração dos Planos de Ação.

• MAIO
Painel de Indicadores
A etapa de Construção de Indicadores contou com a participação de gestores acadêmicos (diretores, vice-diretores, coordenadores de curso e vice-coordenadores), bem como os gestores administrativos (pró-reitores, diretores, coordenadores). Foram definidos um conjunto de indicadores que traduzem de forma numérica os objetivos estratégicos que foram definidos na etapa do Mapa Estratégico. No total, mais de 40 indicadores sob diversas áreas da Universidade serão acompanhados até 2025. O Painel de Indicadores foi validado em reunião nos dias 06, 07 e 08 de Maio.

• ABRIL
Mapa Estratégico
Nos dias 16 e 17 de Abril, aconteceu mais uma etapa do Planejamento Estratégico da UFCA. A construção do Mapa Estratégico foi validada em uma oficina de planejamento com a participação obrigatória das lideranças. Foram definidas a Missão, a Visão, os Valores da Instituição e os Objetivos Estratégicos dos próximos 10 anos da Universidade. 

Lançamento do Projeto de Elaboração do Planejamento Estratégico Institucional da UFCA
Convite: Lançamento do Projeto de Planejamento Estratégico Institucional
Notícia: Projeto do Planejamento Estratégico é apresentado à comunidade acadêmica da UFCA

• MARÇO
Planejamento Estratégico avança com qualificação dos gestores e visão das lideranças. Na semana do dia 03 a 06 de março, ocorreu na UFCA, a 1ª capacitação dos gestores com o tema "Gestão Orientada para Resultados". A capacitação foi ministrada pelo facilitador Peter M. Dostler da GD Consult, empresa que nos assessora na construção do Planejamento Estratégico da UFCA. Nos dias 15 e 16 de março, realizou-se a segunda etapa do projeto executivo do PEI, a Análise de Ambiente, por meio de segunda capacitação, na qual foram utilizadas as metodologias "SWOT" e "CANVAS". Essa etapa também foi executada com a assessoria da GD Consult.

• FEVEREIRO
Início dos trabalhos da consultoria: 02/02/2015

• JANEIRO
Inventário Documental (reuniões setoriais): Foram agendadas e realizadas reuniões setoriais com os gestores para consolidação e homologação do Inventário Documental.  Prazos: áreas administrativas --> 15/01/2015; áreas acadêmicas --> 06/02/2015;

• DEZEMBRO
Licitação para contratação da consultoria (realizada habilitação e tomada de propostas de técnica e preço. Previsão de homologação para 19/12/2014); Inventário Documental (áreas acadêmicas): Solicitado aos gestores das áreas acadêmicas e inventariado pela PROPLAN, documentos relativos ao planejamento e gestão de órgãos acadêmicos (unidades acadêmicas e coordenações de cursos);

• OUTUBRO e NOVEMBRO
Start da etapa de "Inventário documental" e Novo nivelamento dos conceitos básicos de planejamento estratégico entre integrantes do GEPE e Gestores da UFCA;

• SETEMBRO
Elaboração de um Plano de Trabalho para o PEI da UFCA e Envio do Projeto Básico para licitação de uma empresa de consultoria que irá orientar a construção do Planejamento Estratégico da UFCA;

• AGOSTO
Criação do GEPE - Grupo de Estudos em Planejamento Estratégico da UFCA e Nivelamento dos conceitos básicos de Planejamento Estratégico entre os integrantes do GEPE.

• NOVEMBRO
Realização do IV Seminário de Implantação da UFCA para discussão e definição da estrutura e unidades acadêmicas UFCA: campi, institutos, centros e faculdades;

• OUTUBRO
Realização do III Seminário de Implantação da UFCA para discussão e definição dos Princípios Institucionais que nortearão o desenvolvimento de todo o restante do PDI da UFCA;

• JULHO e AGOSTO
Após a nomeação da Reitora e Reitor Pró-tempore da UFCA e criação dos órgãos da gestão superior da UFCA, os trabalhos do PDI foram designados à Pró-reitoria de Planejamento como órgão executivo e à Comissão do PDI da UFCA como elemento de articulação e discussão junto à comunidade universitária;

• MAIO e JUNHO
Aprovação pelo Congresso Nacional e sanção presidencial da Lei Nº 12.826,  de 5 de Junho de 2013,  que criou a Universidade Federal do Cariri - UFCA por desmembramento da Universidade Federal do Ceará - UFC;

• ABRIL
Realização do II Seminário de Implantação da UFCA para discussão de modelos e propostas de universidades e apresentação das discussões e resultados produzidos no âmbito do grupos de trabalhos.

• MAIO
Realização do I Seminário de Implantação da UFCA com o objetivo de integrar a comunidade do Campus aos trabalhos dos GTs, nivelar entre os grupos o que já foi produzido e planejar as próximas atividades para o curto e médio prazo;

• SETEMBRO
Constituição pela Direção do Campus Cariri da UFC, de grupos de trabalhos formados por representates docentes, técnicos e dicentes do próprio Campus para colaborar com a Comissão de Implantação da UFCA nomeada pelo MEC, na discussão junto à comunidade acadêmica e elaboração do PDI da UFCA;

Lido 3465 vezes