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*Atualizada em 6 de junho de 2019, às 15:50   Foi publicado no último dia 27 de maio o edital do concurso público para seleção de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ao todo, são 25 vagas, distribuídas em 18 cargos de níveis médio ou superior. Nesta quarta-feira (5), foi publicada uma retificação do texto.   O concurso, com validade de dois anos, prorrogável por igual período, terá vagas de nível médio para os cargos de Assistente em Administração (6), Revisor de Textos em Braile (1), Técnico de Laboratório – Área Biotério (1), Técnico em Eletricidade (1), Técnico em Enfermagem (1) e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (2).   Já as áreas de nível superior contemplam os cargos de Administrador (2), Arquivista (1), Assistente Social (1), Engenheiro – Área Elétrica (1), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1), Estatístico (1), Médico – Área Pediatria (1), Médico – Área Psiquiatria (1), Pedagogo (1), Psicólogo (1), Sociólogo (1) e Técnico Desportivo (1).    As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (6) e seguem até o dia 23 de junho, exclusivamente pelo site da Fastef - Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisa, vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC). A inscrição apenas estará efetivada após o pagamento do boleto gerado no ato da inscrição.   Candidatos que sejam membros de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda mensal per capita inferior ou igual a meio salário-mínimo ou que sejam doadores de médula óssea poderão requerer isenção da taxa de inscrição a partir do dia 3 de junho.   As provas serão aplicadas na data provável de 4 de agosto, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato ou em municípios próximos, caso não existam espaços suficientes para realização das provas nas cidades. Com duração máxima de 3h para todos os cargos, as provas devem ser aplicadas no turno da manhã, para os cargos de nível médio, e à tarde, para os cargos de nível superior.   Serviço Universidade Federal do Ceará  Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef) Campus do Pici - Bloco 710 – Sala B - Pici, Fortaleza-CE +55 (85) 3217.1282 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   Universidade Federal do Cariri Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária - Juazeiro do Norte-CE (Sede) +55 (88) 3221.9200  
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), divulga o resultado final do segundo lote do Auxílio Emergencial e do Auxílio Óculos. Acesse a página dos resultados. Deferidos Para que possa ser efetivada a concessão dos auxílios, os estudantes que não informaram os dados bancários deverão anexar cópia do cartão ou extrato bancário em formulário específico da plataforma forms (criar link) até o dia 28 de maio. Os deferidos nas vagas do Auxílio Óculos devem anexar, também na plataforma forms, o comprovante de aquisição dos óculos por meio de nota fiscal em nome do beneficiário até 30 dias úteis a contar do recebimento do benefício. Serviço Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil E-mail:  
O projeto “Procult nas RUAS”, organizado pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA), começou suas ações na tarde de ontem, dia 21 de maio, tendo como objetivo levar atividades de arte e cultura desenvolvidas pela comunidade da UFCA para espaços públicos do Cariri cearense. A ação surgiu como forma de enfrentamento ao bloqueio orçamentário imposto às universidades pelo atual governo, que ameaça a continuidade das atividades de cultura, ensino, extensão e pesquisa realizadas por instituições federais de ensino em todo o Brasil. Além disso, o Procult nas Ruas pretende estreitar o diálogo com a comunidade externa, sensibilizando a população para importância da UFCA no Cariri. As atividades serão realizadas em mais dois dias: 25 de maio e 1 de junho, em Crato e Juazeiro do Norte. Nos próximos meses, serão realizadas ações nos municípios de Barbalha e Brejo Santo.   Confira a programação:   Dia: 21 de maio Ações: Live Painting / Roda de Conversa sobre Fake News / Roda de Conversa sobre Extermínio da Juventude Negra / Apresentações Musicais Horário: 17 horas Local: Praça Siqueira Campos - Bairro Pimenta - Crato   Dia: 25 de maio Ações: Exibição de filmes e ações com os projetos Cineclube UFCA, Memórias Kariris e Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Juazeiro do Norte Horário: 18 horas Local: Praça do CC - Bairro João Cabral - Juazeiro do Norte   Dia: 1° de junho Ações: Intervenção com os projetos Cocada Preta, Revista Pequiá, Revista Caracteres e Roda de Poesia da Comunidade do Gesso Horário: 17 horas Local: Terreiro do Coletivo Camaradas - Comunidade do Gesso - Crato
Começou, na última sexta-feira (17), o período de submissão de Simpósios Temáticos para o Décimo Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. As inscrições vão até o dia 15 de junho pelo site do evento. O Congresso está previsto para ocorrer entre os dias 24 e 28 de setembro de 2019. Para se inscrever, o responsável pela submissão deve possuir título de doutorado ou mestrado e desenvolver estudos no campo das relações étnicos-raciais com mais dois colaboradores, que não precisam ter titulação. Os ST devem seguir o modelo de um resumo simples, com título, apresentação da proposta - com até 200 palavras -  nome completo, endereço, e-mail e vínculo institucional dos participantes. O Congresso, em sua sua décima edição, busca desenvolver a troca de conhecimentos entre as instituições de ensino superior, escolas, estudantes, movimentos negros, educadores e pesquisadores, que trabalhem temas étnico-raciais, pautando também a necessidade de construir uma educação antirracista e que amplie a participação da cultura negra no contexto histórico e cultural brasileiro. O evento é realizado em parceria pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA); Universidade Regional do Cariri (URCA); Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (Negrer); Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do campus Juazeiro do Norte. Para mais informações acesse o edital.   Serviço Décimo Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
No próximo dia 30 de maio, o projeto de pesquisa “Geofilosofia e convivência com o semiárido”, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vai promover palestra sobre a importância de ações de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura no ensino médio. O evento, aberto ao público, será na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Amália Xavier, na cidade do Juazeiro do Norte, às 14h30.    Organizada pelo Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte da Universidade Federal do Cariri (IIsca/UFCA) , a palestra contará com a participação de duas Pró-Reitoras da UFCA: Laura Hévila (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPI/UFCA) e Fabiana Lazzarin (Extensão - Proex/UFCA). As Pró-Reitoras vão apresentar a importância da articulação entre ensino médio e ensino superior no âmbito regional.   O projeto  “Geofilosofia e convivência com o semiárido” - encabeçado pela PRPI e pela Proex - é cadastrado como componente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Acadêmica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa conta com dois bolsistas de ensino médio e quatro bolsistas voluntários de Extensão da UFCA (dois deles do curso de Filosofia e dois, do curso de Administração Pública).     Serviço Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Amália Xavier  Rui Barbosa, 468 - Santa Tereza, Juazeiro do Norte - CE (88) 31021101.   Informações:   Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IIsca/UFCA) Sala 17, Bloco I - Campus Juazeiro do Norte (88) 3572-7243 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    
*Atualizada às 9h35 do dia 24/05/2019. Quatro novas publicações passaram a integrar a Plataforma eBooks, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Cariri (PRPI/UFCA). A plataforma agora conta com três novos Anais: um da Terceira Edição da Mostra UFCA, realizada em 2016 (modalidade Ensino), outro do Primeiro Colóquio Interlocuções Foucaultianas (ocorrido entre 2 e 5 de abril deste ano, na UFCA) e também um referente ao Primeiro Encontro Nacional de Teoria Crítica e Psicanálise, que ocorreu no ano passado, também na UFCA, entre os dias 5 e 7 dezembro. Além desses, a plataforma traz um livro de Crônicas e Contos sobre memória icoense. Os novos itens já estão disponíveis para visualização e download e, com isso, o público passa a ter à disposição 25 publicações digitais, ao todo, na ferramenta. Plataforma eBooks A plataforma eBooks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), mantida pela Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA). A equipe é responsável por viabilizar a produção e a publicação de obras de natureza científica, cultural e técnica da universidade – o que envolve serviços como revisão ortográfica, tradução de textos (do português para o inglês), normalização, diagramação, solicitação de identificadores internacionais ISBN e ISSN e a própria publicação na Plataforma e-Books. Todos os servidores ativos da UFCA com publicações a serem realizadas no âmbito das suas atividades na instituição podem solicitar os serviços da Ceap-PRPI/UFCA, pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Cada um dos serviços necessários à publicação terá um prazo específico, que varia de acordo com a complexidade da solicitação e com a demanda atual do setor. Serviço Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA) Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9325 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Reunido na tarde da última quinta-feira (16), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) emitiu moção de repúdio aos questionamentos referentes à importância de cursos superiores de Filosofia no Brasil. No fim de abril passado, foi divulgado que o Governo Federal estuda fazer cortes nos investimentos em cursos de humanas nas universidades federais, principalmente os de Filosofia e de Sociologia. Leia a moção, na íntegra, emitida pelo Consuni/UFCA : O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) manifesta sua imensa preocupação com o contexto atual em que vivemos nas Universidades brasileiras, caracterizado pela ignomínia e infâmia infligida, por parte dos governantes, às Ciências Humanas e Sociais, tendo como principal alvo a Filosofia e a Sociologia. Dado esse contexto caótico, sentimo-nos no dever de apresentar à comunidade a nossa moção de repúdio aos detratores da Filosofia e, em contrapartida, declarar o nosso apoio ao livre exercício do pensamento no âmbito da UFCA. Antes de tudo, é nosso dever defender a Universidade pública, não apenas porque dela retiramos a nossa sobrevivência, através do nosso árduo trabalho, mas sobretudo porque entendemos que o progresso das civilizações e o desenvolvimento social da espécie humana, ao longo da História, não ocorreria em larga escala sem o conhecimento em Filosofia, haja vista que, no seio desta, foram geradas todas as ciências modernas. A nossa preocupação é que o efetivo desprezo pela Filosofia, manifestado pelo hodierno poder público, revela-nos um projeto de país obscurantista, no qual está em jogo a intenção mais profunda de restringir os espaços onde a nossa humanidade possa aparecer de forma pura e luminosa. É desolador perceber que os detratores da Filosofia governam o destino deste país e ignoram a dimensão essencial da condição humana – a saber, o pensamento e seus modos de pensar – sem a qual perderemos a nossa identidade e a nossa forma de ser no mundo. Quando a Idade Média pensava em fundar as primeiras Universidades, as Escolas Filosóficas já existiam há séculos. Os gregos entendiam que a vida justa e feliz não haveria de existir se os humanos não se propusessem a pensar o que é a justiça e o bem comum da cidade. Boécio, no cárcere, escrevia: A Filosofia é quem conduz o homem à sua própria natureza, isto é, à razão; é quem o encaminha até a sabedoria, torna-o sábio, virtuoso, justo e bom; é ela quem, através de uma incessante reflexão, ilumina a nossa capacidade de enxergar o invisível, ou seja, aquilo que não se apresenta de imediato e distintamente visível à consciência humana. Entretanto, no mundo em que não somente a bondade, mas a própria capacidade humana de agir para o bem se tornam invisíveis, a Filosofia, por seu turno, permanece para nós como último refúgio para mantermo-nos na esperança. Ora, quando somos arrebatados de nossa capacidade de pensar e exercitar o pensamento crítico, o que restará de nossa humanidade? Nada mais! Não seremos humanos, mas objetos autômatos, teleguiados. O conhecimento em Filosofia nos abre horizontes para uma vida mais autêntica, porque rompe com as verdades preestabelecidas dos modelos pragmáticos e utilitaristas que visam às formas cruéis de instrumentalização das massas. Desse modo, a Filosofia é considerada irreverente, ela não se acomoda aos ritos e às convicções hospedados na letargia dos poderes. Conselho Universitário Universidade Federal do Cariri – UFCA   Serviço Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores - Seods/UFCA \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221.9480
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Cariri (Prograd/UFCA) apresenta a primeira edição do Instrumento Orientador para elaboração e atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da universidade. Sob a organização da Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG-Prograd/UFCA) e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP-Prograd/UFCA), o instrumento objetiva ser um norteador do complexo trabalho de elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).    De acordo com o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Rodolfo Jakov, o instrumento orientador servirá como um guia para os chamados Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) - que são conjuntos de professores que elaboram PPCs para os seus respectivos cursos: " O PPC é um documento com ações pedagógicas, políticas e técnicas, que incluem desde o planejamento do seu funcionamento até questões relacionadas ao perfil do profissional, objetivos do curso, habilidades a serem desenvolvidas, matriz curricular, bem como aspectos sine qua non para o funcionamento e para a operacionalização do curso. Além disso, esse instrumento será importante para a universidade refletir se as trajetórias acadêmicas oferecidas aos estudantes estão sendo sustentáveis e fecundas, capazes de atender aos anseios educacionais e sociais dos idealizadores desses percursos, que são os NDEs", disse.    O pedagogo da Prograd/UFCA, Antonio Batista, ressalta que um PPC eficaz é um plano didático-pedagógico focado em uma formação plena do estudante: "a sociedade requer cada vez mais profissionais com visões mais abrangentes, que concebam as teorias, mas que estejam a par das novas técnicas e ferramentas tecnológicas. Temos muito a avançar, mas esse instrumento é passo inicial de um trabalho ainda mais engajado e participativo. Esperamos que possa, efetivamente, contribuir com o crescimento da UFCA como Instituição de formação superior moderna e cumpridora de sua responsabilidade educativa e social”, afirma.   A também pedagoga da Prograd/|UFCA, Cícera Mamede destaca que o instrumento orientador de PPCs é fruto de pesquisas e adequações feitas a partir dos principais documentos orientadores do Ministério da Educação (MEC), sobretudo aqueles referentes aos instrumentos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos: "Este instrumento foi elaborado com o intuito de aperfeiçoamento dos itens indispensáveis para que os PPCs da instituição contribuam para o aprimoramento e continuidade do processo educativo", acredita.   Documentos para a elaboração de PPCs na UFCA O Instrumento Orientador para elaboração e atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFCA tem como base o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da universidade - componente central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFCA 2020). O texto considera ainda o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA, que define o PPC como "o planejamento estrutural e funcional de um curso". Esse regulamento prevê ainda que o Projeto Pedagógico é passível de ajustes, parcial ou total, sempre que a dinâmica da formação proposta pelo curso exigir, devendo a mudança ser aprovada pelas instâncias competentes.    Serviço Pró-Reitoria de Graduação Sala 205, bloco I - campus Juazeiro do Norte +55 (88) 3221.9263 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Termina hoje (17) uma pesquisa nacional que pretende coletar informações sobre a percepção de universitários sobre empreendedorismo. A pesquisa, do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2019, está sendo realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) - entidade representante das empresas juniores brasileiras. Para responder o questionário, é preciso que o participante tenha vínculo com alguma das universidades listadas na área de identificação. Essa é a primeira vez que a UFCA foi listada. Os participantes aptos precisam responder um questionário inicial com 12 perguntas, cujas respostas não identificam individualmente o respondente, garantindo assim o anonimato dele. Todas as informações coletadas serão trabalhadas de forma coletiva.  Segundo Saulo Filgueira, participante da Empresa Júnior do Curso de Engenharia Civil da UFCA (Projetta),  o empreendedorismo pode ajudar na resolução dos problemas: “Com o empreendedorismo, podemos mudar a nossa realidade através de práticas inovadoras para resolver nossos problemas”, disse. Saulo lembrou ainda a importância da participação dos alunos na pesquisa: “Participando da pesquisa, [o estudante oferece] grande ajuda para articular os pontos de educação empreendedora junto a instâncias governamentais ou às próprias universidades” - afirma. Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) O RUE é uma iniciativa de estudantes brasileiros, são orientados pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). A pesquisa é apoiada pela Enactus Brasil e pela Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (Aiesec), plataforma nternacional de intercâmbio presente em mais de 127 países. Serviço Ranking das Universidades Empreendedoras - RUE 2019 Até 17 de maio de 2019
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA), reunido em sessão ordinária em 16 de maio de 2019, manifesta-se com indignação sobre a forma infundamentada como têm sido desqualificadas as Universidades Públicas e com preocupação sobre o bloqueio no orçamento das despesas discricionárias das Universidades e dos Institutos Federais, sobre o recolhimento de bolsas da CAPES para a graduação e pós-graduação e sobre o cancelamento das bolsas do Programa Inglês Sem Fronteiras.   Entendemos que as medidas tomadas intempestivamente pelo MEC atingem de forma profunda todo um planejamento cuidadosamente feito pelas Instituições Federais de Ensino Superior do nosso País para a sua manutenção e, no caso da UFCA, também para a sua ampliação.   A Universidade Pública sempre foi o local da diversidade científico-cultural, do debate e da construção do pensamento crítico essencial à formação dos cidadãos. Também é o local do preparo dos melhores profissionais, da condução de pesquisas de qualidade, da inovação, de ações de extensão, cultura e arte transformadoras. Lamentamos estar na berlinda a Educação Brasileira, ente sagrado de toda a nação soberana e impulsora do seu desenvolvimento.   Incansáveis, defendemos que a Educação é investimento e não um gasto. Consideramos inaceitável ver o financiamento da Educação como moeda de troca para a aprovação de Reforma de questionamento ainda não esgotado.   Por fim, não havendo mudanças no quadro atual de retrocesso, a UFCA, representada pelos seus discentes, docentes e técnicos administrativos, associar-se-á às suas congêneres e não ficará à parte das manifestações em defesa das Instituições Federais, da autonomia universitária e da integridade dos seus orçamentos, como as ocorridas no dia 15 passado em todos os estados do nosso país.   A UFCA manter-se-á sempre vigilante em defesa dos seus nobres propósitos.   Consuni/UFCA
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