Laura Hévila assume a Vice-Reitoria da UFCA

Sexta, 05 Julho 2019 16:01
Segunda da esquerda para a direita, Laura Hévila posa com os Pró-Reitores Robson Almeida (Cultura), Plácido Andrade (Graduação) e Fabiana Lazzarin (Extensão) Segunda da esquerda para a direita, Laura Hévila posa com os Pró-Reitores Robson Almeida (Cultura), Plácido Andrade (Graduação) e Fabiana Lazzarin (Extensão) Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 21 de junho de 2019 a nomeação da professora Laura Hévila Inocêncio Leite - atual Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) - para o cargo de Vice-Reitora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O atual Reitor da UFCA, Ricardo Ness - empossado oficialmente no último dia 19 de junho, em Brasília - assina a Portaria N°229, na qual consta a nomeação de Laura. A nomeação de Ricardo foi publicada no DOU do dia 31 de maio de 2019.

Antes, a Vice-Reitoria era ocupada pelo professor Juscelino Pereira, atualmente titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA). Na UFCA, o ocupante da Vice-Reitoria deve também assumir uma Pró-Reitoria e, por isso, Laura segue à frente da PRPI/UFCA, sem duplicidade de remuneração. Antes de assumir a Proplan/UFCA, Juscelino era concomitantemente Vice-Reitor e titular da PRPI/UFCA.

Eleições para a Reitoria

Pela Lei, os membros do Conselho Universitário (Consuni) das Universidades Federais votam em chapas - cada uma com dois nomes: um para a Reitoria e outro, para a Vice-Reitoria - para compor uma lista com três delas: a chamada lista tríplice. Depois de formada, a lista tríplice segue para apreciação da Presidência da República, a quem compete a apreciação e a escolha de uma das chapas indicadas.

Na UFCA, cinco chapas participaram da votação para a Reitoria. Ricardo e Laura compuseram a chapa mais votada pelos membros do Consuni/UFCA. As outras duas eram encabeçadas pelos professores Juscelino Pereira e Silvério Freitas, atual Pró-Reitor de Administração. Juscelino tinha como Vice o Pró-Reitor de Cultura da UFCA, Robson Almeida; e Silvério, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho.

Esta foi a primeira eleição para a Reitoria da UFCA, realizada em sessão extraordinária do Consuni/UFCA em 7 de dezembro de 2018. As eleições não ocorreram antes porque a UFCA precisava de um estatuto próprio para realizar o pleito. Até 2013, a UFCA fazia parte da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, mesmo depois da sua autonomia - alcançada em 5 de junho daquele ano -, a instituição utilizava o estatuto da UFC como referência para suas resoluções. Após aprovação interna, o estatuto da UFCA foi publicado no DOU de 16 de novembro de 2018.

Vice-Reitora da UFCA

Graduada em Ciências da Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca), Laura Hévila concluiu o Mestrado em Bioprospecção Molecular da Urca, em 2013, e - 5 anos depois - o Doutorado em Biotecnologia (Renorbio) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Laura ingressou na UFCA em 2015, como professora do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo.

Vice-Reitoria da UFCA | Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI)
Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9325