Público externo poderá avaliar UFCA até 8 de fevereiro

Segunda, 17 Dezembro 2018 09:23
A sociedade civil pode, a partir desta segunda-feira (17), avaliar os serviços prestados pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), o questionário da "Avaliação Institucional 2018 - Sociedade Civil" tem tempo médio de resposta de 20 minutos e permanecerá disponível para o público externo até 8 de fevereiro de 2019. Os públicos internos - servidores técnico-administrativos, colaboradores terceirizados, professores e estudantes - poderão avaliar a instituição por questionários distintos.

A Avaliação Institucional da UFCA observa o que diz o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861 em 2004. Pelo Sinaes, as avaliações periódicas das Instituições de Ensino Superior (IES) consideram fatores como estrutura, cursos de graduação e desempenho acadêmico de estudantes, com o objetivo de levantar dados para a melhoria da qualidade da educação superior nacional. Ainda de acordo com o Sinaes, as avaliações das IES devem ser realizadas entre as comunidades interna e externa, assegurado "o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados".

Dessa forma - além de promover a avaliação institucional - a UFCA mantém uma página na internet pelo qual a comunidade pode acessar os relatórios das avaliações realizadas pela universidade desde 2013 - ano em que a UFCA se desmembrou da Universidade Federal do Ceará (UFC). No relatório referente ao Ciclo 2015-2017, por exemplo, há informações como dados institucionais, número de ingressantes e diplomados na graduação, beneficiários da assistência estudantil e avaliação das instalações físicas, dos equipamentos, da qualidade dos serviços e da acessibilidade nos campi da UFCA.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA)
Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional (Cimai-Proplan/UFCA)
(88) 3221.9355 ou 3221.9350