Nota da UFCA Contra o Corte Orçamentário no CCBNB

Quinta, 11 Julho 2019 15:48

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) emitiu nota, aprovada na sua 5ª Reunião Ordinária, na última terça-feira, 9 de julho de 2019, manifestando-se contra o corte orçamentário imposto aos Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB).

Leia na íntegra:

Nota da UFCA Contra o Corte Orçamentário no CCBNB

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) posiciona-se firmemente contra o corte orçamentário imposto aos Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), localizados em Sousa, na Paraíba, e em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará, por compreender o papel fundamental que estes equipamentos desempenham para o desenvolvimento econômico, político e sociocultural da região Nordeste e, por consequência, do País.

A redução orçamentária da ordem de 35% do valor total a ser direcionado aos Centros enfraquece a cadeia de economia da cultura, uma vez que inviabiliza a oferta de bens e serviços culturais e desarticula mecanismos de fomento à cultura.

Na região do Cariri cearense, o CCBNB tem se constituído como importante parceiro da UFCA desde 2014, parceria que culminou na assinatura de termo de cooperação técnica e científica entre as instituições em junho de 2017, e que prevê cooperação interinstitucional entre as partes para a promoção de ações que têm por objetivo promover o desenvolvimento do pensamento, a ampliação de repertórios culturais e a sensibilização humana por meio da arte. Com isso, fortalece-se a circulação de espetáculos, a formação de plateias e a formação cultural da população.

Nesse contexto, a UFCA se une aos funcionários e funcionárias que compõem os CCBNB, aos (às) artistas e demais trabalhadores(as) da cultura e à população caririense, reforçando a importância dos equipamentos para a circulação da arte e da cultura do povo nordestino e brasileiro.

Juazeiro do Norte, 9 de julho de 2019
Conselho Universitário da UFCA

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) também se manifestou contra o corte de verbas. A Pró-Reitoria mantém uma relação direta com o Centro, promovendo, por meio desta parceria, diversas ações culturais propostas pela Universidade. Leia abaixo:

Nota da Procult/UFCA Contra o Corte de Verbas no CCBNB

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) posiciona-se veementemente contra o corte de verbas imposto aos Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), localizados em Sousa, na Paraíba, e em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará.

No Cariri cearense, o CCBNB iniciou suas atividades no ano de 2006, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional no interior do estado do Ceará, por meio da inclusão deste território na cadeia produtiva da Cultura. Desde então, o Centro oferece gratuitamente ações nas mais diversas linguagens artísticas, tendo se consolidado como um dos principais equipamentos culturais da região.

O CCBNB se constitui também como importante parceiro da UFCA, na promoção de algumas das ações culturais propostas pela Universidade. Em 6 anos de parceria, foram ofertados ao público apresentações musicais, debates temáticos, exibições fílmicas e mostras de artes visuais, por meio de programas como o Acorde Instrumental, Cinema Nordeste, Circulô, Conversas Filosóficas, Mediações Culturais, Na Trilha do Vinil e Terça Musical.

O corte orçamentário imposto ao CCBNB não se justifica sob a ótica econômica, já que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentou, em 2018, lucro líquido de R$ 725,5 milhões, valor 6,4% maior do que o lucro do exercício anterior, quando foram registrados R$ 681,7 milhões. Diante desse quadro, o ataque ao CCBNB se revela contraditório e vem comprometer a oferta de programação artístico-cultural, as ações firmadas em parceria com a UFCA, e a própria existência do equipamento. Com isso, descontinua-se o trabalho que vem sendo realizado há anos, voltado à circulação de espetáculos, à formação de plateias e à formação cultural da população.

Nesse contexto, a PROCULT-UFCA se coloca ao lado dos funcionários que compõem o CCBNB; dos(as) artistas da Cultura e da população caririense, reforçando a importância do equipamento para a disseminação da arte e da cultura do povo nordestino e brasileiro.

Juazeiro do Norte, 1 de julho de 2019
Pró-Reitoria de Cultura da UFCA