Projeto assina termo de parceria com Receita Federal para atender população no Cariri

Quarta, 03 Julho 2019 15:20
Marcos Alexandre Lucena, Delegado da RFB de Juazeiro do Norte assina termo de parceria com UFCA Marcos Alexandre Lucena, Delegado da RFB de Juazeiro do Norte assina termo de parceria com UFCA Foto: Emanoella Callou Dcom/UFCA

O Projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), do novo de Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Cariri (UFCA), assinou, nesta quarta (03), uma parceria com a Receita Federal do Brasil. O objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixo poder aquisitivo.

Para o professor Marcone Venâncio, coordenador do curso de Ciências Contábeis, o curso tem início com uma forte visão extensionista e outras ações já estão previstas. O Reitor da UFCA, Ricardo Ness, salientou a importância da iniciativa e afirmou que é dever da universidade firmar parcerias com as instituições em prol da sociedade.

O projeto visa proporcionar oportunidades de treinamento adequado à profissionalização no campo das contábeis, por meio da realização de trabalhos e atividades práticas, apoiando contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos, que, de outro modo, não teriam acesso as orientações contábeis e fiscais básicas.

Espera-se que o NAF possa contribuir com o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios e empreendedorismo, atuando em várias cidades na Região do Cariri, unindo questões de cidadania à prática pedagógica do Curso de Ciências Contábeis. O Núcleo irá oferecer ainda treinamentos para a sociedade em geral, especialmente buscando apoiar a população mais carente e menos informatizada no conhecimento e acesso aos serviços on-line da Receita Federal.

Dentre as metas do NAF, estão ainda a capacitação dos estudantes envolvidos no projeto, a implantação de um centro de atendimento e início do atendimento à população, previsto para o segundo semestre deste ano.

Estudantes e Coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFCA