Primeira Assembleia Geral Universitária do ano discute bloqueios no orçamento da UFCA

Quinta, 09 Maio 2019 12:35
Assembleia Geral Assembleia Geral Foto: Emanoella Callou Dcom/UFCA

A primeira Assembleia Geral de 2019 da Universidade Federal do Cariri (UFCA) ocorreu no último dia 7 de maio, no pátio do campus Juazeiro do Norte. O objetivo foi explanar para a comunidade acadêmica a situação orçamentária da instituição diante dos bloqueios no orçamento anunciados pelo Governo Federal.

O Reitor da UFCA, Ricardo Ness, abriu a assembleia afirmando que a Universidade já está trabalhando para tentar reverter o cenário do bloqueio de verbas: “Conclamo a todos para pensarmos estrategicamente em novas formas de nos mobilizarmos, adequadas aos novos tempos. Dada a gravidade da situação atual, faremos tudo aquilo que couber às nossas competências, dentro dos limites da ética, para defender a Universidade”, disse.

O Vice- Reitor e Pró-Reitor de Planejamento de Orçamento da UFCA, Juscelino Pereira, frisou que o bloqueio anunciado ainda pode ser revertido: “O bloqueio foi sobre os recursos discricionários. Os recursos obrigatórios, que são os pagamentos dos servidores e a previdência, por exemplo, não podem ser bloqueados”. De acordo com Juscelino, os recursos discricionários são aqueles sobre os quais a Universidade tem autonomia: “É com a verba discricionária que a universidade paga o contrato do Restaurante Universitário, as bolsas e auxílios estudantis, contrata pessoal administrativo, expande a infraestrutura... Não foi um bloqueio de 47% do orçamento todo, mas da parte que usamos para manter a universidade funcionando”.

Já o Pró-Reitor de Administração, Silvério Freitas, explicou que, atualmente, a UFCA tem disponível para este ano R$ 11 milhões. Com esse valor, a universidade garante o funcionamento de serviços como Restaurante Universitário e o pagamento de bolsas e auxílios até o próximo mês de julho: "Estão sendo aguardados mais R$ 11 milhões para continuar as atividades no segundo semestre" explicou. Segundo Silvério, os valores da assistência estudantil são prioridade da instituição, que espera receber o montante bloqueado até o fim de maio.

"A UFCA é de suma importância para a região"

Estudante do sétimo semestre do curso de Engenharia de Materiais, Jonathan Torquato diz que a importância da universidade não é só científica, mas também social, pelos benefícios e impactos que ela traz: “Na universidade, são feitas pesquisas que trazem inovação e desenvolvimento tanto nacional quanto regionalmente, além dos empregos gerados”, argumenta.

Para Anderson Sandes, professor do curso de Jornalismo desde 2010, a Universidade caririense já atingiu relevância nacional: “A UFCA já entrou no mapa das ciências de todo o país e é de suma importância para a Região. Ela tem uma dimensão no campo da Educação, da Cultura, da Pesquisa e da Extensão das mais importantes, diante de uma região que vem crescendo cada vez mais. Dentro desse círculo, entre academia e comunidade, a UFCA já traz e vai trazer ainda mais benefícios para o Cariri e para o Nordeste”, acredita.

Pró-Reitoria de Administração

Centro Multiuso, n° 120, 3º Andar, Sala 13. Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, Centro, Juazeiro do Norte, Ceará. CEP: 63.010-015

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento

Campus Juazeiro do Norte, Bloco I, Sala 304. Av. Tenente Raimundo Rocha S/N, Bairro Cidade Universitária, Juazeiro do Norte, Ceará. CEP: 63.048-080

Acesse informações sobre o orçamento da UFCA.