Fachadas dos campi da UFCA recebem iluminação alusiva a campanhas de saúde

Quarta, 05 Dezembro 2018 13:39
Este mês, campus Juazeiro do Norte receberá as cores vermelha (aids), laranja (câncer de pele) e verde (saúde infantil) Este mês, campus Juazeiro do Norte receberá as cores vermelha (aids), laranja (câncer de pele) e verde (saúde infantil) Foto: Gabriel Souza - DCOM
As fachadas dos campi Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) ganharão iluminação especial alusiva a campanhas de saúde. Todos os meses, as fachadas vão receber diferentes cores, iluminadas por 22 refletores LED recentemente adquiridos pela UFCA. Segundo a Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), por ora, o campus Icó não deve receber a intervenção, por não estar previsto no mais recente Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade.

Segundo o titular da Dinfra/UFCA, André Freitas, os refletores já seriam adquiridos para iluminação noturna da universidade e a equipe da diretoria teve a ideia de reforçar as campanhas de saúde: "aproveitamos [a necessidade de iluminação noturna] para investir no potencial estético das luzes e no reforço dessas campanhas. Muita gente já conhece o Outubro Rosa [conscientização sobre o câncer de mama] e o Novembro Azul [conscientização sobre o câncer de próstata], mas há campanhas em todos os meses do ano, até mais de uma por mês", disse.

Além do Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio, há campanhas de conscientização sobre outras pautas de saúde pública, como câncer de colo de útero (cor verde, em janeiro), fibromialgia, alzheimer e lúpus (cor roxa, em fevereiro), autismo (cor azul, em abril), leucemia (cor laranja, em junho), hepatites virais (cor  amarela, em julho) e aids (cor vermelha, em dezembro). Não existe um calendário oficial do Ministério da Saúde para as campanhas educativas. As propostas de cores e datas temáticas são encabeçadas por entidades médicas, organizações não governamentais (ONGs) e associações de pacientes.

Na UFCA, a ideia é que as fachadas passem pelo menos uma semana com a cor correspondente às principais campanhas de saúde já consolidadas. Ainda de acordo com André Freitas, a instalação dos refletores  deve ser concluída até a semana que vem em Juazeiro do Norte e, nos outros campi, até o fim de janeiro de 2019: "Isso porque [o campus] Barbalha, por exemplo, ainda receberá uma pintura de fachada antes da instalação [dos refletores]. Então, esse prazo considera todas as intervenções necessárias [para o início da iluminação temática]".

Atualização: neste mês de dezembro, o campus Juazeiro do Norte será iluminado com três cores: vermelha (aids), laranja (câncer de pele) e verde (saúde infantil).

Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA)
Sala 305, bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9450