Vem aí a Mostra UFCA 2018

Quinta, 01 Novembro 2018 15:48
Com o tema "Reflexões e desafios para a promoção da justiça social", a quinta edição da Mostra UFCA vai reunir a comunidade acadêmica, de 5 a 9 de novembro, para apresentação das ações desenvolvidas na Universidade Federal do Cariri (UFCA) durante o ano de 2018. Pensada para ser um evento de divulgação das rotinas acadêmicas da UFCA, para todos os públicos interessados, a Mostra vem fortalecendo a universidade como um instrumento de democratização do acesso ao ensino superior por compartilhar conhecimentos que antes ficavam restritos ao ambiente universitário.

Além da apresentação de ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura na UFCA, a Mostra promove anualmente minicursos, oficinas e eventos culturais. Nesta edição, são esperados estudantes e professores de várias instituições do Cariri. Isso porque, este ano, a Mostra permitiu a inscrição de trabalhos de estudantes e professores externos. Ao todo, 553 atividades foram aprovadas para compor a programação acadêmica. A maior parte delas estará concentrada no campus Juazeiro do Norte, mas haverá atividades também nos demais campi. A organização do evento divulgou, ainda, a programação cultural da Mostra.

Para o público externo, o destaque da Mostra UFCA é a Feira das Profissões e Estágios, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro, no pátio do campus Juazeiro do Norte. Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/UFCA) e da Diretoria de Articulação e Relações Institucionais (Diari/UFCA), a Feira das Profissões e Estágios permitirá aos visitantes conhecer os cursos ofertados pela UFCA e obter informações sobre estágios e mercado de trabalho. Os visitantes poderão ainda participar de uma palestra sobre orientação profissional, ministrada pela psicóloga e professora da Unileão, Thércia Lucena.

Para a professora do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), Laura Hévila, que compõe a organização da Mostra e coordena a Feira das Profissões e Estágios, o evento vem se consolidando como instrumento que aproxima a UFCA de estudantes tanto do ensino médio quanto do ensino básico: "essa aproximação é de suma importância porque, dentre os princípios presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCA, está o trabalho justaposto à educação básica. Essa quinta Mostra UFCA traz muitos trabalhos sobre processos de aprendizagem articulados com pesquisa e extensão, o que contribui tanto para formação profissional dos estudantes quanto para a formação cidadã dos envolvidos", disse.

Secretaria da Mostra UFCA
(88) 3221-9425 | 3221-9426 | 3221-9427