"Não substitui a figura do intérprete", diz autora de trabalho da UFCA que traduz códigos de geometria plana para Libras

Segunda, 08 Outubro 2018 15:24
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional na Universidade Federal do Cariri (Profmat/UFCA) produziu dissertação voltada ao ensino de matemática para a comunidade surda. O trabalho da agora mestra Aglaiza Sedrim consiste em um conjunto de códigos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) que identifica itens matemáticos cuja tradução em Libras ainda é controversa. A defesa da dissertação ocorreu no fim de setembro.

Com o título "Um glossário de Geometria Plana em Libras", o trabalho de Aglaiza compôs sinais para apoiar principalmente o ensino de Geometria Plana para surdos. Segundo a autora, o trabalho busca oferecer material de fácil acesso a alunos surdos, intérpretes de Libras, professores de Matemática e também a simpatizantes e profissionais de áreas que envolvam Geometria Plana e/ou Libras. Com definições simples, exemplos de aplicação e imagens dos sinais em Libras, o material objetiva se somar aos glossários específicos já existentes; mas, de acordo com Aglaiza, não substitui o trabalho do intérprete - que atualmente intermedeia o contato entre professores ouvintes e estudantes surdos.

No vídeo, a repórter Romênia Gomes conta mais sobre a defesa dessa dissertação.

Secretaria de Acessibilidade - UFCA
Telefone: 3221.9374