Dia C da Ciência e Fórum de Qualidade de Vida do Estudante ocorrem durante a IV Mostra UFCA

Terça, 17 Outubro 2017 14:31

Durante a IV Mostra UFCA, de 23 a 27 de outubro, o campus Juazeiro do Norte vai reunir uma série de ações abordando os diversos temas que fazem parte do cotidiano universitário. A Ciência e a Qualidade de Vida do Estudante são dois dos temas que terão espaço ao longo da Mostra. Confira abaixo detalhes sobre a programação do Fórum de Qualidade de Vida do Estudante e do Dia C da Ciência.

Dia C da Ciência

O Dia C da Ciência – 25 de outubro – é fruto de uma mobilização nacional de valorização das instituições de ensino superior, com programação especial a partir das 8h, no auditório do campus Juazeiro do Norte. O Dia C também faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento terá início com a palestra de abertura “Lançando Luz Sobre a Matéria: Física Aplicada à Paleontologia”, às 8h, com o professor João Hermínio da Silva (UFCA), e segue com mais duas palestras ainda pela manhã. No turno da tarde, às 14h30, será realizada a mesa redonda “A Matemática no Cariri: Desafios e Experiências”, com os professores Flávio França Cruz (URCA), Maria Silvana Alcântara Costa (UFCA), Mário de Assis Oliveira (IFCE Juazeiro do Norte) e Juscelino Pereira Silva (UFCA), seguida da palestra “Uma Viagem do Passado ao Futuro: Caminho das Estrelas", com professor Ariel Adorno De Sousa (Universidade Federal de Rondônia - UNIR).

Já no período da noite haverá telescópios disponíveis no estacionamento da UFCA para observação dos astros, além de uma oficina de Astrofotografia ministrada pelos professores Ariel Adorno de Sousa, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e Wilami Teixeira da Cruz (IFCE Juazeiro do Norte).

Com esta programação, a UFCA se une às diversas instituições de ensino superior que participam do Dia C da Ciência com eventos e ações que ressaltam a importância da pesquisa para a sociedade, visando seu apoio e conscientização para garantir a sobrevivência da universidade pública e de qualidade, assim como a manutenção do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Criado em 2017, o evento é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e possui a intenção de ocorrer anualmente, sempre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Confira a programação completa:

* AUDITÓRIO DO CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE

08h - Palestra: Lançando Luz Sobre A Matéria: Física Aplicada à Paleontologia

Prof. João Hermínio da Silva (UFCA)

09h - Palestra: Construindo uma vida acadêmica em Ciência e Tecnologia

Prof. Heberty di Tarso Fernandes Facundo (UFCA)

10h - Cine Ciência: O Mistério da Matemática

Prof. José Euclides Gomes Silva (UFCA)

14h30 - Mesa redonda: A Matemática no Cariri: Desafios e Experiências

Prof. Flávio França Cruz (URCA); Profa. Maria Silvana Alcântara Costa (UFCA); Prof. Mário de Assis Oliveira (URCA/IFCE); Prof. Juscelino Pereira Silva (UFCA)

16h30 - Palestra: Uma Viagem do Passado ao Futuro: Caminho das Estrelas

Prof. Ariel Adorno de Sousa (UNIR)

* ESTACIONAMENTO DA UFCA (CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE)

18h às 21h - Sessão pública de observação astronômica: telescópios à disposição para a observação de astros

Oficina de Astrofotografia

Tutores: Prof. Ariel Adorno de Sousa (UNIR) e Prof. Wilami Teixeira da Cruz (IFCE Juazeiro do Norte)

I Fórum de Qualidade de Vida do Estudante

O I Fórum de Qualidade de Vida dos Estudantes, promovido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ocorre nos dias 26 e 27 de outubro, também no auditório do campus Juazeiro do Norte, a partir das 14h. O evento tem o intuito de promover a saúde física e mental dos estudantes no ambiente universitário.

Para participar, os interessados podem se inscrever na plataforma online Conferências UFCA. Confira abaixo a programação completa do fórum:

* 26 DE OUTUBRO (quinta-feira)

14h - Palestra de Abertura (Auditório): “Qualidade de vida do aluno: o autocuidado como melhor opção”, com Kildare Braga (UFC)

18h30 Mesa Redonda (Auditório): Qualidade de vida no ambiente universitário”, com Kildare Braga (UFC), Liana Esmeraldo (UFCA), Adriana de Alencar (FAP). Mediadora: Mirna Fontenele (UFCA)

* 27 DE OUTUBRO (sexta-feira)

08h às 12h - Oficina (Sala 35): “Manejo do estresse”, com Yane Ferreira (UFCA)

14h - Mesa Redonda (Auditório): “Abordagem multiprofissional da qualidade de vida”, com Lidia Karla (IFE/UFCA), Thayná Bezerra de Luna (FJN), Cristiane Marinho (UFCA), Deborah Santana (IFCE). Mediadora: Cícera Aldevania Pereira (UFCA)