Práticas Inovadoras em Educação é tema de encontro realizado de 4 a 6 de outubro

Quarta, 27 Setembro 2017 16:15

O Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos (LIJC), programa vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (PROEX-UFCA), realiza de 4 a 6 de outubro a primeira edição do Encontro de Práticas Inovadoras em Educação. O evento será realizado no Colégio Demóstenes Ratts Barbosa, em Juazeiro do Norte, sempre a partir das 13h30.

O objetivo do Encontro é discutir as práticas inovadoras em educação e criar um espaço de difusão acerca de projetos já existentes nas escolas, através da apresentação de relatos de experiências submetidos. Na ocasião, serão apresentados 75 relatos, que, posteriormente, serão publicados em um e-book.

O Encontro

A abertura do evento ocorre no dia 4 de outubro, às 13h30, e será seguida por duas palestras: Inovações em Educação, com a professora Bernadete Porto, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC), às 14h30; e Cultura Lúdica Híbrida, com o professor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC.

No segundo dia do evento, 5 de outubro, serão realizadas palestras sobre Dilemas da Pesquisa em Educação no Brasil, com o coordenador do Laboratório de Jogos Colaborativos e organizador do evento, Jeferson Antunes (PRODER/UFCA); sobre Metodologias Ativas na Educação, com a professora Laudeci Martins, da Universidade Regional do Cariri (URCA); e sobre as formas educativas do povo de terreiro, a Pedagogia Yawo, com Jóyce Kaynara, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Gilliard de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

No último dia do evento, haverá ainda duas palestras a partir das 13h30 – Educação, políticas públicas e inclusão, com a professora Zuleide Queiroz (URCA); e Acessibilidade e Inclusão na Educação, com os professores Marcelo Santiago (UFCA) e Cesar Cusin, da Faculdade Paraíso (FAP) –, seguidas de apresentação e premiação dos três trabalhos escolhidos como mais inovadores. O encerramento do evento se dará com uma mesa redonda sobre Mestrados para educadores no Cariri, mediada por representantes dos programas de mestrado da região.

Oficinas

Nos dias 4 e 5 de outubro, além das palestras, serão ofertadas oficinas, sempre a partir de 18h, cujas inscrições serão feitas presencialmente, durante o credenciamento do evento. Veja a lista de oficinas e a programação completa no site do evento.

O Encontro de Práticas Inovadoras em Educação é fruto de uma parceria entre o Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos (LIJC), o mestrado profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Núcleo de Educação Infantil da URCA.

Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos

O Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos visa multiplicar a prática, a pesquisa e a divulgação de jogos colaborativos e metodologias ativas como ferramenta educativa. O programa conta atualmente com quatro projetos: Laboratório Interdisciplinar de Metodologias Ativas, destinado à realização de palestras, cursos e minicursos voltados para a comunidade, com o objetivo de proporcionar novas práticas de educação; Laboratório Criativo de Jogos Colaborativos, em que são criados jogos voltados para o ensino, baseados nas necessidades de cada público; Ciclo de Palestras, em que são realizadas apresentações de incentivo ao ensino colaborativo entre os estudantes através da ação dos jogos colaborativos; e um grupo de estudos que elabora reflexões sobre as atividades realizadas.

Parcerias

O LIJC possui diversas parcerias na região. Dentre elas, duas parcerias institucionalizadas com as Prefeituras de Juazeiro do Norte e de Barbalha, com a finalidade de formar continuamente dos professores da região, através de palestras, minicursos e oficinas sobre Metodologias Ativas na Educação para os professores. O LIJC também possui parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 18), no Crato, com quem são dialogadas as necessidades educacionais dos professores e são ofertados espaços de mediação com o Governo do Estado.

Além das parcerias com as prefeituras, o LIJC possui parcerias com outras instituições de ensino superior da região, como a Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Leão Sampaio (Unileão), Faculdade Juazeiro do Norte (FJN), Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ), Faculdade Paraíso (FAP) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Com essas instituições, o Laboratório realiza eventos e promove troca de experiências.

Encontro de Práticas Inovadoras em Educação

Data: de 4 a 6 de outubro

Horário: a partir de 13h30

Local: Colégio Demóstenes Ratts Barbosa (Av. Ailton Gomes, 2044 - Lagoa Seca, Juazeiro do Norte)