UFCA participa de encontro com a UFMG para trocar experiência sobre a área de Ciência, Tecnologia e Inovação

Quarta, 23 Agosto 2017 16:42
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e demais representantes de instituições acadêmicas do Ceará, que atuam no campo da ciência, da tecnologia e da inovação reuniram-se na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para conhecer e debater sobre os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) desenvolvidos na universidade.

A comitiva de instituições foi recepcionada pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, por Ado Jorio, pró-reitor de Pesquisa, e Juliana Crepalde, coordenadora geral da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). O intuito da reunião foi a troca de ideias e experiências com a UFMG sobre questões ligadas à propriedade intelectual, ao empreendedorismo e à transferência de tecnologia. Durante o encontro, os representantes fizeram uma visita guiada à universidade, aos centros CT&I e ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que é vinculado à UFMG, além de participarem de uma palestra sobre pesquisa e a inovação.

A UFMG é considerada uma das universidades de maior destaque no cenário nacional, no tocante à pesquisa e inovação. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA, Juscelino Silva, ressalta que a realização de uma parceria com uma ICT (Instituição de Ciência e Tecnologia) do porte da UFMG pode acelerar o processo de consolidação da UFCA como geradora e promotora de produções intelectuais e de novas tecnologias. “Logo, no futuro próximo, buscaremos adaptar algumas das propostas da UFMG para as ações de pesquisa e inovação dentro da UFCA”, ressaltou Juscelino.

A visita ocorreu na última sexta-feira, 18 de agosto.

Crise

Diante da atual crise das universidades públicas no Brasil, dos cortes orçamentários, diminuição dos orçamentos das agências de fomento e da não continuidade de editais específicos para Ciência, Tecnologia e Inovação sofridos pelas ICTs, o pró-reitor da PRPI acredita nas parcerias entre as universidades, no grande potencial da UFCA e da região do Cariri para superar e seguir adiante com as produções científicas.

“A região é pujante em crescimento econômico e em áreas como recursos hídricos, agricultura, produtos naturais, designer, empreendedorismo, dentre outras. A pretensão da PRPI/UFCA é fortalecer durante os próximos anos os grupos e linhas de pesquisa da UFCA, tanto no tocante à pesquisa básica quanto à pesquisa aplicada e inovadora, estruturando laboratórios, fomentos às pesquisas e intercâmbios com outras instituições do Brasil e estrangeiras e, sobretudo, consolidando todas estas ações com a criação de novos cursos de pós-graduação visando atrair novos pesquisadores e estudantes para nossa universidade”, afirma Juscelino.

Com informações do site da UFMG

Lido 2068 vezes