Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCA é aprovado no Conselho Superior

Sexta, 07 Julho 2017 13:27
PDI foi aprovado por unanimidade, após os conselheiros seguirem o voto do relator, o vice-reitor e professor Roberto Rodrigues Ramos PDI foi aprovado por unanimidade, após os conselheiros seguirem o voto do relator, o vice-reitor e professor Roberto Rodrigues Ramos Fabiano Freitas

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi aprovado, nesta quinta-feira (06), durante a 28ª reunião extraordinária do Conselho Superior Pro Tempore da UFCA, no miniauditório do campus Juazeiro do Norte. O documento, elaborado colaborativamente com todos os setores, sob a coordenação da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), traça as ações da UFCA de 2016 a 2020.

O PDI foi aprovado por unanimidade, após os conselheiros seguirem o voto do relator, o vice-reitor e professor Roberto Rodrigues Ramos. Alguns destaques dos conselheiros foram considerados e a versão final será enviada ao Ministério da Educação (MEC) para homologação.

Durante a reunião, o reitor, professor Ricardo Ness, destacou que, com a aprovação do PDI, a UFCA fecha um ciclo de elaboração de documentos essenciais – o Estatuto foi aprovado no Consup e entregue ao MEC no último dia 27 de junho – para não mais precisar de tutoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ricardo Ness enfatizou que o PDI e os projetos pedagógicos dos cursos serão os documentos que marcarão as negociações junto ao Ministério da Educação, por exemplo. “Qualquer negociação com o MEC será baseado nas intenções do PDI”, disse.

O coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica (PROPLAN), Francisco Ildisvan de Araújo, salientou a importância histórica do PDI para a universidade e classificou o documento como responsável pela “consolidação institucional da UFCA”. Segundo Ildisvan, que esteve à frente do processo de construção do documento, desde 2012, mesmo antes da UFCA ser uma universidade autônoma, já se falava na elaboração de um projeto estratégico para o campus Cariri. Ele atribui a este momento o início da construção do atual PDI.

Para a elaboração do documento, foram constituídos grupos de trabalho, contratada uma consultoria e realizada uma série de momentos voltados para o planejamento da UFCA. Segundo Ildisvan, o PDI contou com a colaboração de mais de 100 pessoas diretamente. A participação da comunidade acadêmica também foi mencionada por Ricardo Ness: “o PDI é um trabalho exemplar de como se chegar a um documento de maneira tão participativa”.

Reconhecimento

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCA ocorreu com a participação ativa dos servidores que compõem os diversos setores da universidade. A fim de reconhecer o envolvimento dos colaboradores, serão emitidos certificados que, em breve, estarão disponíveis online. Os líderes de projetos estratégicos que constituem ou constituíram o PDI também foram homenageados durante a reunião do Consup.

O documento

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi desenvolvido de maneira alinhada ao Eixo Estratégico Educação de Qualidade como Caminho para a Cidadania e o Desenvolvimento Social e Econômico e aos objetivos do Programa Temático Educação de Qualidade para Todos do Plano Plurianual 2016-2019 do Governo Federal, instituído pela Lei nº 13.249, de 13 de janeiro de 2016.

Estruturado em sete capítulos, o documento contempla os seguintes temas da gestão universitária: Histórico, perfil institucional e estrutura organizacional; Agenda estratégica; Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Gestão de Pessoas, atendimento aos discentes e Políticas de Acessibilidade; Infraestrutura física, tecnologia da informação e bibliotecas; Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional; Governança, transparência pública e auditoria interna.

O PDI também atende aos seguintes referenciais legais: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais, e Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que apresenta 10 (dez) diretrizes objetivas e 20 (vinte) metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. Vale ressaltar que o PDI contém todos os elementos estabelecidos no Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, para fins de credenciamento e recredenciamento das instituições de educação superior.

Acesse aqui o documento.

Aprovação do PDI UFCA 2016-2020