Estudantes e professores: Avaliação Institucional pode ser feita até 7 de julho

Sexta, 16 Junho 2017 14:20
O período para preencher a Avaliação Institucional da Universidade Federal do Cariri (UFCA), referente ao primeiro semestre de 2017, foi prorrogado até sexta-feira, 7. Nesta etapa, estudantes e professores da UFCA terão a oportunidade de avaliar a qualidade dos cursos.

Nesta edição, a avaliação tem sido ainda mais simples e rápida. Estão sendo avaliados apenas o desempenho docente e discente. Ou seja, não é necessário responder perguntas sobre aspectos relacionados às coordenações e à infraestrutura dos cursos. Os itens passam a ser avaliados apenas anualmente nos ciclos avaliativos do segundo semestre.

Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e responder aos formulários disponíveis no menu Ensino. A participação é anônima e os resultados somente serão divulgados após o fechamento do semestre letivo avaliado.

O processo é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional (CIMAI / PROPLAN), seguindo as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), do Ministério da Educação (MEC).

Para que a Autoavaliação Institucional reflita a realidade da universidade e produza resultados efetivos, o engajamento dos estudantes e professores é fundamental, pois torna o diagnóstico dos cursos mais fidedigno, auxiliando o delineamento de políticas de melhorias na graduação. Os dados coletados servem de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é melhorar continuamente a qualidade do ensino na UFCA.

Após o resultado das últimas avaliações e a partir das propostas apontadas nas diversas reuniões realizadas, curso a curso, já foram elaborados planos de melhorias relativos a todos os cursos de graduação da UFCA, com a sistematização de um quadro de ações, os respectivos setores responsáveis e os prazos para a execução.

É importante ressaltar ainda que, por meio desta Autoavaliação Institucional, os docentes obtêm seus relatórios de Avaliação de Desempenho Docente, necessários para fins de Progressão e Promoção dos Docentes Integrantes da Carreira do Magistério Superior da UFCA, de acordo com a Resolução nº 22/CEPE/UFC, de 03 de outubro de 2014.

Resultado

Os resultados de todos os Ciclos Avaliativos estão disponíveis e podem ser acessados na página da Avaliação Institucional. No link, é possível verificar as taxas de participação de cada curso, os resultados gerais das avaliações de turmas, coordenações e infraestrutura, bem como os planos de melhoria dos cursos.

Mais informações

Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação podem ser encaminhadas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Sobre questões relativas a possíveis problemas técnicos no acesso aos formulários e seu envio devem ser direcionadas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .