Exposição fotográfica no México é desenvolvida a partir de pesquisa da UFCA

Quinta, 06 Abril 2017 15:31
O estudo “A participação brasileira nas duas mostras latino-americanas de fotografia, organizadas pelo Conselho Mexicano de Fotografia em 1978 e 1981”, iniciado na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a partir de projeto de pesquisa ligado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), será destaque no México, através da exposição Documento Plurales. A pesquisa está sendo desenvolvida durante o pós-doutorado do professor do curso de Jornalismo da UFCA, Marcelo Eduardo Leite, no Instituto de Investigaciones Estéticas, na Universidad Nacional Autónoma de México.

A exposição Documentos Plurales, que conta com a curadoria de Marcelo Leite, reúne 187 imagens, produzidas por fotógrafos brasileiros. As fotografias foram escolhidas por ele, durante a pesquisa, e separadas em núcleos expositivos, com o objetivo de mostrar ao público a diversidade do material, além de chamar atenção sobre questões sociais, políticas, culturais e formais dos fotógrafos participantes.

Na mostra, entre os fotógrafos brasileiros destacam-se Adriana de Queirós Mattoso, Penna Prearo, Ayrton de Magalhães, Claudia Andujar, Geraldo de Barros, German Lorca, Nair Benedicto, João Aristeu Urban, Juca Martins, Paulo Leite, Antonio Saggese, Evandro Teixeira, Boris Kossoy, Luis Carlos Felizardo, Milton Guran, Ed Viggiani, Rosa Gauditano e Renato Luna Pedroza.

A exposição ficará disponível para visita entre os dias 6 de abril e 18 de junho, no Centro de la Imagen, na Cidade do México.

Exposições fotográficas de 1978 e 1981

As exposições fotográficas, organizadas pelo Conselho Mexicano de Fotografia na Cidade do México em 1978 e 1981 e estudadas na pesquisa do professor, são denominadas Hecho em América Latina e Muestra de la Fotografia Latinoamericana Contemporánea. Ambas fizeram parte dos Colóquios Latino-americanos de Fotografia, que além de exposições também tiveram conferências e oficinas de fotografia. Esse evento teve como missão dar ênfase e visibilidade à produção fotográfica latino-americana, articulando questões econômicas, políticas e sociais num momento de interesses ideológicos.

Dentre os países participantes, o Brasil se destacou no ponto de vista quantitativo e qualitativo. No total, 152 brasileiros enviaram trabalhos, sendo que 80 participaram efetivamente das duas exposições.