Universidade Federal do Cariri apresenta Plano de Capacitação Anual para servidores

Segunda, 13 Junho 2016 16:51

A motivação e capacitação de servidores fazem diferença nas atividades em que se lida cotidianamente. Pensando em promover ações de incentivo à qualificação dos servidores da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Divisão de Capacitação da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, desenvolveu o Plano Anual de Capacitação (PAC) 2016, documento apresentado ao Conselho Superior Pro tempore da Universidade Federal do Cariri (Consup).

Com 45 páginas, o PAC foi elaborado a partir de discussões internas e de consultas a todos os setores da instituição, através de pesquisas junto aos gestores, técnico-administrativos e docentes. O documento discorre sobre ações que já foram desenvolvidas em 2014 e 2015 e apresenta metas e atividades programadas para os servidores, como curso básico de Libras; Ambientação e Iniciação ao Serviço Público; Orçamento Público; Relações Humanas no Trabalho; entre outras.

Destacam-se, entre as atividades programadas, cinco seminários de ambientação para os servidores recém-chegados na universidade e oito cursos internos ligados às temáticas Métodos e técnicas de arquivo, Auditoria Interna e Fiscalização de Contratos, além de capacitação externa em eventos regionais e nacionais.

Gerente da Divisão de Capacitação, Ana Carmita Bezerra, explica a importância do PAC, que responde exigências legais prescritas na Lei 8.112/90 e no Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Ela enfatiza o documento como algo benéfico não só para os servidores, mas para toda a comunidade acadêmica.

“O PAC foi elaborado com base em uma reflexão sistemática das necessidades de formação que os indivíduos que fazem esta instituição precisam adquirir para garantir que a universidade obtenha sucesso. Entendendo que sucesso para a UFCA é atingir seus objetivos (missão, visão, valores, metas)”, salienta.

Plano

A primeira etapa do plano teve início com a pesquisa e levantamento das Necessidades de Capacitação dos servidores técnico-administrativos (LNC). O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Roberto Ramos, disse que o PAC foi elaborado por meio de participação maciça de todos os integrantes da comunidade acadêmica.

“A PROGEP entrevistou todos os gestores, aplicou questionários com os técnicos e docentes, fez grupos focais com unidades acadêmicas, além de ter analisado os resultados da avaliação institucional junto à PROPLAN. Tudo isso para fazer um levantamento das necessidades de capacitação (LNC). A partir daí foi elaborado o documento”, relatou.

A proposta do PAC foi apresentada à comunidade acadêmica no dia 13 de maio, durante reunião do Consup. O projeto teve aprovação no dia 30 do mesmo mês.

Para acessá-lo, clique aqui.