Projeto Andanças Culturais realiza visita ao Caldeirão de Santa Cruz no dia 12 de maio

Quarta, 27 Abril 2016 08:56

O projeto Andanças Culturais, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), vai realizar no próximo dia 12 de maio uma visita ao Caldeirão de Santa Cruz do Deserto. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia 9 de maio.

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto é um sítio histórico-cultural, situado no município de Crato, que marca parte da história da região, uma vez que a antiga comunidade que morava lá ganhou destaque pela luta e resistência de seus integrantes, e por ter desenvolvido um modo de vida comunitário que proporcionou uma boa qualidade de vida aos seus habitantes durante uma década, até a sua destruição em 1936.

O transporte que levará os interessados ao local sairá às 7h do dia 12 de maio da Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte, e às 7h30 do Largo da RFFSA, no Crato. O retorno está programado para 12h.

O Andanças Culturais é um projeto, proposto e coordenador pelo professor Jeová Torres, que visa à interação entre os estudantes da UFCA com a cultura regional, por meio da aproximação dos estudantes de alguns dos ícones da preservação da memória e da cultura caririense. Para isso, o projeto vai realizar visitas planejadas e guiadas durante o ano de 2016 para ambientes que marcam fatos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais da região.

As visitas serão seguidas de debates e elaboração de textos acadêmicos na forma de relatos, artigos e, sobretudo, casos para ensino, considerando o percurso metodológico. Estão planejadas quatro edições do projeto ao longo do ano. O projeto é vinculado também ao PET de Administração e ao Laboratório Interdisciplinar em Estudos de Gestão Social (LIEGS).

Debate e produção acadêmica

O debate após a visita ao Caldeirão está previsto para o dia 16 de maio, às 14h, na sala 72, Campus Juazeiro do Norte. O início da produção dos textos acadêmicos está previsto para o dia 18 de maio, às 14h, também na sala 72. Cada visita terá emissão de certificado, sendo a carga horária composta por 4 horas da visita, 2 horas do debate e 24 horas para elaboração do texto científico.