Kariri Sax encerra programação musical da edição 2015 na Mostra UFCA

Sexta, 18 Dezembro 2015 15:36
As apresentações musicais da Mostra UFCA chegaram ao último dia ao som do choro, gênero musical tipicamente brasileiro. O concerto “Brasileirinho: um passeio pelo choro” encerrou a programação artístico-cultural no campus de Juazeiro do Norte nesta sexta-feira, 18, no auditório.

O grupo Kariri Sax, ação que tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri, sensibilizou os presentes com a interpretação de 10 músicas, aliada sob a perspectiva de formação. No concerto, o grupo apresentou o gênero do choro, que surgiu da mistura de ritmos como polca, maxixe, lundu, tango brasileiro, schotin, dentre outros ritmos europeus e afros.

O público teve a oportunidade de ouvir e conhecer mais sobre clássicos do gênero, a exemplo de Brasileirinho, de Waldir Azevedo, peças de Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha, interpretadas sob novos arranjos de artistas regionais. Antes das peças, cada músico contextualizava-a, levando-se em conta a história do choro, a vida do compositor bem como os instrumentos utilizados durante o concerto da manhã.

De acordo com o coordenador do Kariri Sax, professor Robson Almeida, a proposta foi unir na ocasião o apreciar e o aprender sobre música. “Nós consideramos importante que todas as apresentações artísticas, qualquer que seja a linguagem artística, sejam formadoras. Que as pessoas não vão somente para assistir, mas para aprender”, disse.

Kariri Sax foi criado em 2012. A composição atual conta com seis integrantes, entre egressos, estudantes do curso de Música e o coordenador do projeto. Desde o surgimento, eles primam por trabalhar com a produção musical do Cariri e do Nordeste. Em 2015, porém, a equipe inovou, ao escolher o tema nacional do choro nas apresentações ao longo de todo o ano.

A programação artístico-cultural da Mostra UFCA contou com a participação da Camerata de Violões, Grupo de Metais Chapada do Araripe na segunda-feira; na terça, I Recital Sala de Concerto recebeu o solo do professor Tiago Callou no piano, o Coral a Nove Vozes, o Distinct Duo e o grupo Big Band. Todos no auditório do campus de Juazeiro do Norte.

A Mostra do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Música da UFCA ocorreu também na terça, 15, mas no Teatro do Centro Cultural do Banco do Nordeste Cariri. Na quarta, de volta ao campus de Juazeiro do Norte, foi a vez da Orquestra Sinfônica da UFCA subir ao palco, emocionando o público no auditório. O Coral a Nove Vozes voltou a se apresentar durante a Mostra, desta vez na quinta-feira.

A presença da música nas atividades da Mostra UFCA foi considerada mais abrangente em comparação com a primeira edição, segundo Robson Almeida. “Ano passado, concentramos as apresentações musicais em três dias de mostra. Nesse ano, propusemos que a programação fosse estendida a semana inteira. Com isso, as pessoas puderam assistir, apreciar e não só os estudantes de Música, mas a universidade inteira. Durante todos os dias o auditório estava lotado e ficamos muito felizes por ter visto”, declara.