Conselho Superior aprova referencial estratégico da UFCA

Quinta, 29 Outubro 2015 17:11
O Conselho Superior Pro Tempore (Consup), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), aprovou o referencial estratégico da instituição. O documento contém a missão, a visão, os valores, os princípios e os objetivos da UFCA e vai referenciar todo o Planejamento Estratégico Institucional (PEI), que definirá a estratégia de atuação da instituição ao longo dos próximos dez anos.

De acordo com Ildisvan Araújo, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, todas as ações da universidade, sejam acadêmicas ou administrativas, terão como base o referencial estratégico. “A missão, a visão, os valores e os objetivos definem a identidade da instituição. É a forma como a universidade quer ser reconhecida pela comunidade”, afirma.

A missão da universidade, conforme o documento, é “promover conhecimento crítico e socialmente comprometido para o desenvolvimento territorial sustentável”. Esse aspecto está relacionado à finalidade e à razão de ser da instituição. Já a visão diz respeito à idealização de um futuro desejado. “Ser uma universidade de excelência em educação para sustentabilidade por meio de ensino, pesquisa, extensão e cultura” foi definida como a visão.

Os valores e princípios, segundo o referencial estratégico, direcionam e orientam as ações da gestão e dos servidores. Já os objetivos estratégicos traduzem a missão, a visão e a estratégia em desafios institucionais a serem alcançados. De acordo com o documento, estão estruturados sob as perspectivas dos Resultados (Sociedade); dos Processos Internos; do Aprendizado, Crescimento e Inovação (Pessoas e Tecnologia); e Financeira (Orçamento).

Ildisvan Araújo explicou ainda que todos esses elementos compõem o mapa estratégico da UFCA, que é a representação visual, em linguagem clara e objetiva, de todo o referencial.

Disse também que serão realizados  os “Seminários de Ideias Acadêmicas”, entre os meses de dezembro de 2015 e março de 2016, para a apresentação desses e de outros resultados relacionados ao Planejamento Estratégico para toda a comunidade acadêmica. Na oportunidade, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes também participarão do desenvolvimento de projetos estratégicos e da discussão de temáticas do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Elaboração

A construção do referencial estratégico contou, inicialmente, com discussões sobre o planejamento institucional da UFCA. Foi elaborada Carta de Princípios e, logo após, realizadas as primeiras fases e atividades do Planejamento Estratégico. Depois disso, ocorreram as etapas de revisão documental; análise de ambiente e visão das lideranças; bem como os respectivos resultados. De acordo com Ildisvan Araújo, as fases foram essenciais para subsidiar as pesquisas, discussões e diagnósticos que resultaram na definição do referencial estratégico.

“Houve o envolvimento direto de mais de cem pessoas na elaboração do referencial estratégico. Os setores administrativos e acadêmicos tiveram papel de protagonistas nesse processo”, ressaltou. A missão, visão, valores, princípios e objetivos estratégicos foram definidos por meio de dinâmicas de apresentações, discussões, proposições e validação consensual dos resultados. Essas dinâmicas ocorreram em oficinas de gestão, realizadas nos dias 16 e 17 de abril de 2015, em Juazeiro do Norte, com a participação de representantes da comunidade acadêmica.

Para ter acesso ao documento do Referencial Estratégico da UFCA, clique aqui.

Para mais informações sobre o Referencial  Estratégico da UFCA acesse: https://www.ufca.edu.br/portal/pei/referencial-estrategico

Para mais informações sobre o Planejamento Estratégico Institucional acesse http://www.ufca.edu.br/portal/pei