Pesquisa de professor da UFCA é publicada em revista internacional

Terça, 14 Abril 2015 08:44
“Pesquisas em Etnomatemática e suas contribuições para o contexto escolar” é o tema da pesquisa do professor do curso de Ciências Naturais da UFCA, Paulo Gonçalo, publicada na Revista Latinoamericana de Etnomatemática. O artigo, divulgado no primeiro trimestre, busca identificar quais as principais tendências das pesquisas nacionais acerca do assunto e suas contribuições para o contexto educacional.

A Educação Matemática é um campo do conhecimento que faz uso de outros setores teóricos como a sociologia, a psicologia e filosofia para a construção do seu conhecimento, além de construir suas próprias teorias.

“É muito importante nós termos publicações acerca da Educação Matemática na nossa região, visto que  o número de pesquisadores na área ainda é baixo no Ceará. Essa publicação serve também para mostrar que está havendo esse tipo de pesquisa no nosso estado”, comenta o professor Paulo.

A Revista Latinoamericana de Etnomatemática é um periódico online e trimestral vinculado ao Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Nariño, da Colômbia, e concentra suas publicações nas perspectivas socioculturais da Educação Matemática.