Reitora Suely Chacon reforça educação crítica, transformadora e inclusiva em solenidade de colação de grau da UFCA

Terça, 21 Janeiro 2014 00:00

Cento e quarenta e um concludentes dos cursos de Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Design de Produtos, Engenharia Civil, Filosofia, Jornalismo e Música colaram grau na última sexta-feira, dia 17, em solenidade presidida pela reitora, Suely Salgueiro Chacon, no pátio da Reitoria da Universidade Federal do Cariri.

“Esse é um momento de extrema felicidade e um dia que marcará a história da Universidade por diversos fatores. Além de ser a primeira solenidade produzida e preparada única e exclusivamente por nós, da UFCA, deveremos dar destaque aos cursos de Jornalismo e Música, no qual estão se formando as primeiras turmas e, hoje, está sendo realizada a matrícula dos primeiros alunos ingressos da Universidade Federal do Cariri. Por tudo isso, temos muito a festejar”, assinalou a reitora da Universidade Federal do Cariri – UFCA -, Suely Salgueiro Chacon, durante discurso na solenidade de colação de grau.

Estiveram presentes também o vice-reitor da UFCA, Ricardo Luiz Lange Ness,  a Chefe de Gabinete da Reitoria, Polliana de Luna Nunes Barreto, e os pró-reitores de Ensino, Ana Cândido de Almeida Prado, de Pesquisa e Inovação, Celme Torres, de Extensão, Eduardo Vivian da Cunha, de Cultura, Ivânio Azevedo, de Planejamento e Orçamento, Silvério de Paiva, e de Gestão de Pessoas, Roberto Rodrigues Ramos, além da Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Samira Castro, e os coordenadores dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Design de Produtos, Engenharia Civil, Música e o vice-coordenador do curso de Jornalismo.

A representante do corpo docente da UFCA, professora Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, do Curso de Filosofia, disse que, em nome de todos os professores, estava honrada por ter contribuído para a formação dos jovens concludentes.

A reitora, Suely Chacon, destacou a importância do “passo decisivo na caminhada de vida para cada formando”. “Hoje, vocês adquirem não somente o status profissional que vem com o diploma, mas também ampliam a responsabilidade de contribuir mais decisivamente para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”.

Suely Chacon lembrou que cada um dos 141 formandos está capacitado para promover uma revolução social e efetiva. “A UFCA está no caminho certo em promover uma educação de qualidade, inclusiva, crítica, empreendedora e transformadora da realidade”.

“Sem armas, sem conflitos, nós estamos destruindo juntos e, sistematicamente, um muro de opressão e de exclusão que segregou por décadas parte da população deste país, condenando a grande maioria a sobreviver sem qualquer perspectiva de uma vida digna”, afirmou.

A reitora da UFCA especificou que a conquista de cada um dos concludentes é também uma conquista de todos. “Vocês são agentes de transformação, produtores de ideias e ideais que se materializarão no seu trabalho e nas suas escolhas”, disse a reitora, ao diplomar os 141 formandos.